Nokia e Carl Zeiss - Parceria reatada cria grandes expectativas!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Nokia Carl ZeissApós ter confirmado o lançamento de mais smartphones em 2017, a HMD Global - dona da Nokia - anuncia agora uma parceria que certamente trará boas memória aos antigos utilizadores dos melhores Nokia Lumia. Temos hoje a confirmação e o orgulhoso anúncio de que os próximos smartphones da Nokia virão equipados com câmaras desenvolvidas em parceria com a Zeiss. Esta marca tem décadas de sabedoria acumuladas e é uma das líderes de mercado na sua área.

Vê ainda: Android Nougat – Qual o Smartphone e marca com mais atualizações?

De momento a Nokia ainda se está a preparar para lançar o Nokia 5 e o 6 nos nossos mercados. O seu lançamento no mercado deverá ocorrer no final deste mês de julho. Tratam-se de equipamentos de gama média e gama média alta. Posto isto, estão a faltar alguns smartphones de topo. Falta um flagship digno desta marca e isto já sabemos, chame-se Nokia 8 ou 9 (possivelmente teremos 2 equipamentos), virão equipados com as lentes Zeiss e com todo o know-how da marca.

Nokia e Zeiss - parceria reatada

O novo acordo a longo prazo entre a Nokia e a Carl Zeiss é um reatar de relações que remonta aos primeiros Lumia e mesmo antes, aos últimos Nokia - N. Desde o PureView já com Windows Mobile até aos antigos telemóveis que já possuíam as lentes Carl Zeiss. Uma parceria já com alguns anos de história e que será doravante aplicada aos próximos smartphones da marca. Escusado será dizer que a qualidade fotográfica destes equipamentos será um dos seus pontos fortes.

Nokia Carl Zeiss
Nokia N73 com lentes Carl Zeiss

A HMD Global não revelou a duração desta parceria entre a Zeiss e a marca finlandesa. Referiu apenas que será uma parceria a longo prazo. Falta ainda saber efetivamente qual será o papel da Carl Zeiss no desenvolvimento das câmaras dos próximos smartphones da Nokia. Ficar-se-ão pelo desenvolvimento das lentes? Colaborarão no software de processamento de imagem? Na disposição das câmaras e sensores ou até mesmo no próprio sensor? Muitas incógnitas que ainda teimam em persistir.

Contudo, as notícias são francamente boas. Se o nome "Nokia" por si só já tem bastante peso, associar-se a uma antiga aliada que nos habituamos a ver em imensos telemóveis populares só poderá trazer uma maior aceitação junto do público.

Nokia e Carl Zeiss novamente juntas

"Colaborar com a Zeiss é uma parte importante do nosso compromisso para proporcionar, sempre, a melhor experiência aos nossos clientes."

"Os nossos fãs querem mais do que uma excelente câmara de smartphone, querem uma experiência de captura de imagens que não só se destaca da concorrência mas que redefine toda uma categoria. Os nossos fãs esperam-no, juntos com a Zeiss, vamos proporcionar esta experiência. Excelência no departamento fotográfico para todos". Declarações de Arto Numella, CEO da HMD Global.

De momento não sabemos quando é que o primeiro dispositivo desta construtora com a sabedoria de câmara da Zeiss chegará ao mercado. Contudo, já temos aqui um teaser, uma amostra daquilo que as marcas estão a desenvolver. O vídeo em si foi publicado na página de Twitter da marca, bem como na sua página de Facebook.

Se me permitissem adivinhar diria que este Nokia topo de gama terá uma câmara dupla. Além disso, não seria de estranhar se tivéssemos aqui algum grau de ampliação ótica ou zoom ótico. Note-se o efeito de focagem no vídeo e a sensação de profundidade que nos é dada.

Quando chegará o próximo Nokia?

Este misterioso dispositivo tem eludido os leaksters. Sobre ele ainda pouco ou nada sabemos em concreto para além de alguns renders e concepts elaborados por artistas. Portanto nada de informações oficiais até à data. Temos sim, este teaser. Temos sim, uma excelente parceria entre a mítica marca finlandesa e a Zeiss se mo permitem dizer. Deu até um certo remorso por ter adquirido um OnePlus 5 ao ter conhecimento desta nova parceria...

zeiss

A partnership we’re truly proud to announce. #BetterTogether

Posted by Nokia Mobile on Thursday, July 6, 2017

Dia após dia vemos a Nokia a estabelecer parcerias, ainda ontem com a Xiaomi para utilizar os seus processadores Surge, possivelmente em equipamentos de gama baixa ou gama média. Hoje, a parceria destina-se aos próximos smartphones topo de gama. Desta forma a marca mostra que está viva, com vontade de se superar e surpreender os consumidores.

Depois da parceria com a Xiaomi segue-se a Zeiss

Caso os rumores sejam verdadeiros, o "8" seria o próximo smartphone a ser anunciado. Tratar-se-ia de um dispositivo de gama alta que ainda ontem vimos a ser revelado por algumas fotos, duvidosas. No seu interior este equipamento terá o processador Snapdragon 835 da Qualcomm.

Este é o mesmo motor que temos nos Galaxy S8 (nos mercados chinês e norte-americano), Xiaomi Mi 6 e Sony Xperia XZ Premium. Trata-se de um SoC octa-core (oito núcleos) que será auxiliado pela GPU Adreno 540. E se os dados até à data revelados estiverem corretos, o equipamento trará ainda 6GB de RAM e 128GB de memória interna.

Para já não podemos adiantar mais pormenores. Nem nos devemos deixar levar pelo hype, pela antecipação em torno de um verdadeiro topo de gama da marca finlandesa. Apetecível, tentador, eu bem sei...Em suma, a parceria com a Carl Zeiss é oficial, as características do Nokia 8 não o são.

Quais são as tuas expectativas para esta parceria com a Carl Zeiss? Qual será o melhor Nokia do ano?

Outros assuntos relevantes:

LG Q6: o “LG G6 mini” será apresentado já na próxima semana

Android Nougat – Qual o Smartphone e marca com mais atualizações?

Samsung Galaxy J5 Pro é o reforço para o Galaxy J5 (2017)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.