Android Nougat - Qual o Smartphone e marca com mais atualizações?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

As atualizações do sistema operativo Android constituem uma boa parte da nossa experiência com dispositivos móveis sendo o Android Nougat a mais recente versão. Se acabaste de comprar um smartphone, ou se estás à procura do teu próximo smartphone certamente já te perguntaste se a Samsung, Motorola ou qualquer outra marca costuma atualizar os seus dispositivos. Note-se que nem sempre a quantidade é sinónimo de qualidade mas já é um bom indicador de que a marca se preocupa com a experiência de utilização do consumidor.

Vê ainda: Será proibido ter uma opinião tecnológica em 2017?

Neste momento o Android Nougat é a mais recente versão disponível para o público. Está presente em apenas 9.5% (dados da última contagem da Google) e atualmente deve rondar os 10%. Note-se que o Android Nougat foi disponibilizado para todas as construtoras no dia 22 de agosto de 2016. Há quase um ano portanto já nenhuma marca tem desculpa para ainda não ter atualizado o seu respectivo smartphone ou smartphones.

Para o bem da nossa saúde mental vamos ignorar a quase insignificância destes números de distribuição e não olhemos para o iOS. Caso contrário acenderíamos aqui o típico debate entre Android e Apple. O sistema operativo do robô verde é extremamente fragmentado mas proporciona uma maior liberdade. Ponto assente.

Quais as novidades do Android Nougat para o meu Smartphone?

Antes de analisarmos cada marca e a respetiva probabilidade dos seus equipamentos serem atualizados, seja ela Google, Motorola, Samsung ou qualquer outra, vejamos as principais novidades do Android Nougat que poderão chegar ao teu smartphone. Note-se que este é o pacote completo de funcionalidades do Android Nougat, podendo cada construtora optar por incluir mais ou menos funções deste cardápio de funcionalidades.

  • Modo de ecrã dividido para Multi-tarefa
  • Alternação rápida entre Apps
  • Novo design das Notificações
  • Notificações agrupadas por Categorias

  • Personalização da Interface
  • Menu das Definições Rápidas personalizável
  • Modo Doze (poupança de bateria) aprofundado
  • Modo Multi-língua
  • Novos emoji
  • Novo menu das Definições
  • Modo "Não Perturbar"
  • Poupança de dados móveis
  • Encriptação de Ficheiros aprimorada
  • Melhor gestão das Chamadas
  • Melhorias na Performance e Fluidez

Android Nougat nos Motorola

Comecemos por uma das melhores marcas neste quesito. A Motorola que este ano para estar empenhada em conquistar todos os segmentos de mercado, especialmente a gama média e gama de entrada. Tendo já apresentado vários equipamentos em 2017, como é que os modelos de 2016 se têm portado no que toca a atualizações de software?

Motorola foi a 1ª

Aqui a Motorola foi a construtora mais rápida a atualizar o topo de gama Motorola Moto Z e suas variantes. Passados 88 dias desde que a Google disponibilizou o Android Nougat para estes modelos de gama alta. Além disso, os Motorola Moto G4 e Motorola Moto G4 Plus começaram a receber esta atualização antes do final de 2016. Apenas o Motorola Moto G4 Play parece estar a sentir alguns atrasos.

Posteriormente, em março, foi a vez do Motorola Moto Z Play começar a receber o Android Nougat. Note-se que a distribuição dos updates ou actualizações é sempre gradual, chegando em primeiro lugar às unidades não vinculadas a uma operadora. Olhando para os vários modelos da Motorola podemos afirmar que esta foi a marca que mais rapidamente atualizou cada smartphone que orgulhosamente ostenta o logótipo "M" de Motorola.

Android Nougat nos LG

A sul-coreana LG ficou apenas alguns dias atrás da Motorola. Tendo demorado apenas 90 dias após o lançamento oficial do Android Nougat par actualizar alguns dos seus smartphones. Depois desse primeiro esforço inicial a LG levou o seu tempo a distribuir as atualizações para os dispositivos menos conhecidos. Com efeito, só em maio de 2017 é que a grande maioria dos smartphones de gama média começou a receber este Android Nougat.

Vê ainda: Lista de dispositivos Xiaomi que receberá o Android Nougat

Foi um excelente início para a LG, numa altura em que a construtora tinha que recuperar das fracas vendas do LG G5 e poderíamos nem ter tido um update até 2017. Contudo, a marca fez esse esforço extra. Apesar da maioria dos seus equipamentos ter demorado muito a receber as novidades e um dos seus melhores smartphones até à data, o LG G4 continua sem receber esta atualização. Lamentável para um topo de gama.

Android Nougat nos Sony

A Sony foi a quarta construtora a conseguir atualizar pelo menos um smartphone nos primeiros 100 dias. O smartphone eleito para receber o Android Nougat foi o Xperia X Performance no dia 29 de novembro. Pouco depois segui-se o Xperia XZ. Vieram depois os Xperia X e Xperia X Compact num espaço de duas semanas.

Desde então a Sony já lançou este update para Android Nougat para vários dos seus topos de gama, mesmo os mais antigos e diversos dos seus equipamentos de gama média. Neste aspecto a marca japonesa tem feito um excelente trabalho! A sua UI (interface) é leve e quase que a poderíamos comparar à da Motorola, ambas são simples, intuitivas e bastante gratificantes de utilizar.

Muito sinceramente, a Sony passou de uma das piores para uma das melhores marcas no que toca a atualizações para os seus smartphones. Oxalá não lanceasse tantos smartphones por ano mas pelo menos que continue assim no que diz respeito às atualizações!

Android Nougat nos OnePlus

A chinesa OnePlus lançou a primeira atualização para Android Nougat no dia 31 de dezembro de 2016. Os primeiros a receber as novidades foram os seus OnePlus 3 e OnePlus 3T. Foi a última fabricante a disponibilizar as atualizações em 2016. A Samsung demorou mais alguns dias.

Infelizmente a marca confirmou posteriormente que o OnePlus 2 não receberia esta atualização. Contudo, note-se que a OnePlus é a construtora de menores dimensões nesta lista e que apenas vende equipamentos através de lojas online.

Vê ainda: OnePlus 5 – A resposta oficial às principais críticas

A marca acabou de lançar o seu novo topo de gama para 2017, o OnePlus 5 e prometeu que o mesmo receberia pelo menos duas grandes atualizações de software. É certo que receberá o Android O e a próxima atualização. Contudo, deveremos acreditar nestas promessas?

Android Nougat nos Samsung

Em sua defesa a Samsung é a construtora que mais trabalho tem em mãos. Sendo a construtora com pelo menos um smartphone para cada setor do mercado não admira que demore algum tempo até começar a actualizar os dispositivos. Para além disso a sua UI (interface) é bastante personalizada e distancia-se do Android puro. Isto significa trabalho. Horas e horas de código, programação e afins.

Vê ainda: Samsung – Todos os Samsung Galaxy que vão receber o Android O

Para o consumidor comum isto significa que as atualizações de software vão tardar. Elas chegarão, mas aconselho-te a ter paciência. Veja-se o exemplo do Galaxy S7 que esperou mais de 250 dias até receber o Android Nougat.

A atualização demorou mas chegou e até os topos de gama de 2015 (Galaxy S6) estão a ser atualizados. Agora, até os equipamentos de gama média e gama baixa de 2016 estão a receber o Android Nougat portanto há que tirar o chapéu à Samsung por conseguir atualizar tantos dos seus dispositivos. De qualquer forma, tendo em conta as dimensões e poderio da marca mau era se não cuidasse de cada smartphone.

Android Nougat nos Huawei

A Huawei aproxima-se cada vez mais da Samsung, tanto a nível de quantidade de smartphones lançados como na UI (interface) bastante personalizada. Isto significa que não são rápidos a disponibilizar as atualizações para a EMUI apesar de estes updates eventualmente chegarem até aos dispositivos gama média.

A marca chinesa tem crescido a olhos vistos e com este crescimento vem uma responsabilidade acrescida em cuidar de cada smartphone, prezando e valorizando a confiança que o consumidor depositou na marca. Neste aspeto a Huawei tem melhorado mas continua a existir um grande caminho pela frente.

O teu smartphone já recebeu o Android Nougat? A nível de atualizações a Motorola parece reinar. Contudo, as restantes construtoras estão agora mais cientes da importância de atualizar os seus dispositivos.

Outros assuntos relevantes:

Analistas da KGI afirmam que o Apple iPhone 8 não terá qualquer TouchID

Xiaomi Mi 6 – Lançamento Global estará para breve?

Para já, Fall Creators Update não trará a famosa Timeline ao Windows 10

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.