DxOMark. Do Nokia 808 até ao Google Pixel 2, a evolução das câmaras

Rui Bacelar
1 Março, 2018
Nokia 808 DxOMark Google Play Store LG Google Camera Android Google Pixel 2 Câmara modo retrato
A fotografia com dispositivos móveis tem melhorado consideravelmente nos últimos anos.

O Google Pixel 2 acaba de ser ultrapassado no ranking da DxOMark pelo Samsung Galaxy S9 Plus. Todavia, mesmo com uma só câmara fotográfica, continua a ser um dos melhores smartphones para fotografia e para vídeo. Agora, está na hora de contemplarmos a evolução dos smartphones e da fotografia com dispositivos móveis. Colocando o Nokia 808 PureView num dos extremos e o Google Pixel 2 na outra ponta da tabela.

Trata-se de uma enorme evolução, desde o antigo Nokia 808 lançado em 2012 até ao Google Pixel 2 lançado em 2017. São 5 anos de diferença e de evolução na tecnologia e na componente audiovisual nos nossos dispositivos móveis. Pois bem, está na hora de comparar os resultados de vários smartphones e ver como tem sido a evolução neste campo.

Vê ainda: 35 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Atualmente os utilizadores confiam cada vez mais nos seus smartphones para capturar os melhores momentos da sua vida. Utilizamos no nosso dispositivo móvel para partilhar selfies e curiosidades nas redes sociais. Catalogamos praticamente tudo o que fazemos na Internet ao enviar um sem-fim de fotografias.

Desta forma, é normal que as fabricantes apostem imenso no aprimoramento das câmaras fotográficas destes nossos companheiros diários. Afinal de contas, uma boa câmara fotográfica é um dos maiores pontos de venda. Já assim era em 2012 com o Nokia 808 e continua assim em 2018 com o novo "Rei" da DxOMark, o Samsung Galaxy S9 Plus. Este último destronou hoje o Google Pixel 2 como melhor smartphone para fotografia.

Do Nokia 808 ao Google Pixel 2, a evolução segundo a DxOMark

Isto levanta outra questão. O que é que pode ser considerada uma boa fotografia com dispositivos móveis? Como é que têm evoluído os sensores e as câmaras dos nossos smartphones. Em seguida poderemos observar alguns dados fornecidos pela DxOMark que avaliam desde o Nokia 808 (2012) até ao recente Google Pixel 2. Como sabemos, já existe um novo "líder" para este ranking. Chama-se Samsung Galaxy S9 Plus. Em seguida podemos ver a evolução das pontuações atribuídas pela DxOMark ao longo dos anos.

Pontuações da DxOMark, desde o Nokia 808 ao Google Pixel 2

Google-Pixel-2-Nokia-808-DxOMark-1.jpgGoogle-Pixel-2-Nokia-808-DxOMark.jpgGoogle-Pixel-2-Nokia-808-DxOMark-2.jpgGoogle-Pixel-2-Nokia-808-DxOMark-3.jpg

Apesar de o seu método de avaliação / protocolo ter sido criticado por alguns entusiastas e fotógrafos profissionais, a DxOMark já testa as câmaras dos nossos smartphones há 6 anos. Durante todo este tempo foi recolhendo informações preciosas. Começaram a sua atividade no raiar da "Era do Smartphone". Agora, perante colossos como o Google Pixel 2 ou os novos Galaxy S9 podemos ver uma clara evolução na qualidade da fotografia com os dispositivos móveis.

Tal como nas nossas reviews, é essencial cumprir rigorosos padrões de teste. Isto para que as avaliações possam ser isso mesmo, avaliações. Posto isto, a DxoMark utiliza um total de 1500 imagens de teste e mais de duas horas de vídeo. Captura estes resultados em cenários com condições controladas (laboratório) e cenários da vida real (ar livre). Isto para ter uma noção abrangente do potencial do equipamento e para simular a utilização diária do consumidor comum. Poderás consultar aqui, na íntegra, o protocolo de testes da DxOMark. Poderás consultar aqui o seu sistema de pontuação / avaliação.

Caminhando com o Nokia 808 PureView - DxOMark

Nos gráficos acima podemos essencialmente comparar o desempenho ou pontuação (numa escala que não acaba nos 100), dos principais smartphones testados. O primeiro smartphone a ser avaliado por esta entidade independente seria então o Nokia 808 PureView. Um dos últimos recordistas seria o Google Pixel 2. Entretanto também testariam o Apple iPhone X. O Huawei Mate 10 Pro, Samsung Galaxy Note 8, entre outros topos de gama.

As disparidades nas pontuações são enormes. Em cerca de 5 anos de evolução da tecnologia os sensores ficaram maiores. Com mais resolução. Os smartphones ficaram mais finos, com mais bateria. As lentes tornaram-se mais brilhantes (valor de f/) e no geral, com melhores resultados.

Caminhando com o Google Pixel - DxOMark

Algo que vejo com bons olhos é o fim da "guerra dos Megapixéis". Finalmente também o público chegaria à conclusão de que uma câmara não é melhor apenas por ter mais MP's. Entendo a generalização mas, mais megapixéis equivale a uma imagem de maiores dimensões. Não necessariamente uma imagem com mais detalhes ou qualidade. Portanto, se quiseres imprimir imagens com maiores dimensões, aí sim, deverás escolher o maior valor de MP's possível.

Seja como for, a verdade é que em apenas 5 anos a qualidade fotográfica dos nossos smartphones melhorou exponencialmente. Hoje em dia já conseguimos encontrar excelentes opções para quem procura a melhor câmara possível. Mais ainda, já podemos criar resultados que rivalizam pelo menos com as câmaras compactas.

Para já a comparação com as câmaras DSRL é apenas um chavão de Marketing. Só não é que...já temos um smartphone com abertura variável da lente...

Assuntos relevantes na 4gnews:

Galaxy S9 eleito o smartphone com melhor ecrã – DisplayMate

Samsung Galaxy S9 Plus é o melhor smartphone para fotografia – DxOMark

Samsung Galaxy S9. AR Emoji são uma cópia dos Animoji da Apple?

Fonte |via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios
Xiaomi Redmi 7 já tem versão Global e o preço continua apelativo

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
15 imagens peculiares captadas pelas câmaras do Google Maps
Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
CTT: como fazer desalfandegamento online de encomendas em 3 passos!
10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone