Foi apresentado o smartphone mais barato da Nokia que faz parte do programa Android One. Chama-se Nokia 2.2, e tem um preço apontado para a Europa de 99 euros.
O smartphone situa-se numa faixa de preço para utilizadores que pretendem realizar tarefas básicas, e conta com um painel de 5.7’ polegadas HD+ com margens reduzidas e uma notch gota de água. O Android One é o grande trunfo, já que o dispositivo fica com três anos de atualizações garantidas.
Especificações do Nokia 2.2
- Processador Helio A22
- Ecrã IPS de 5.7’ polegadas HD+
- 2GB/3GB de RAM
- 16GB/32GB de armazenamento (expansível via microSD)
- Câmara traseira de 13MP com flash LED
- Câmara frontal de 5MP
- Desbloqueio através de reconhecimento facial
- Bateria de 3000mAh (microUSB)
- Android One (três anos de atualizações garantidas)
- Entrada de áudio 3.5mm
- Botão dedicado à Google Assistant
- Cores: Preto e Cinzento
Como seria de esperar num smartphone desta faixa de preço, o Nokia 2.2 é construído em plástico. Outro fator em que a Nokia teve de cortar foi na manutenção da entrada microUSB para carregamento, o que nesta faixa de preço não é de estranhar.
Os smartphones dentro destes valores não são conhecidos por receber atualizações durante muito tempo. A Nokia rompe com essa tradição ao colocar o dispositivo no programa Android One e a garantir que este recebe o Android Q e muito provavelmente a versão seguinte.
Nokia 2.2 conta com botão dedicado à Google Assistant
Do lado esquerdo do dispositivo estará outro ponto diferenciador. Trata-se de um botão dedicado à Google Assistant, que está em linha com o que a Nokia trouxe nos modelos 3.2 e 4.2. Em mercados onde a assistente virtual não funcione, o botão vai abrir a Pesquisa da Google.
O desbloqueio do smartphone pode ser feito através de reconhecimento facial
Os 13 MP da câmara traseira e os 5MP da câmara frontal deverão fornecer fotografias satisfatórias para esta faixa de preço. Tendo em conta que este dispositivo não conta com o sensor de impressões digitais, vais poder usar a câmara frontal para efetuar o reconhecimento facial.
O processador que equipa o Nokia 2.2 é o Helio A22 da Mediatek. A apoiá-lo estarão 2GB/3GB de RAM ou 16GB/32GB de armazenamento, dependendo da versão. A bateria é de 3000mAh, e a Nokia mantém a entrada de áudio 3.5mm neste dispositivo.
O Nokia 2.2 será primeiramente lançado no mercado indiano, com as cores Preto e Cinzento. O preço começa nas 6999 rúpias indianas (qualquer coisa como 89 euros). A HMD Global prometeu lançamento global a rondar os 99 euros, mas não avançou com datas oficiais.
Editores 4gnews recomendam:
- Os 8 melhores telemóveis até 100 euros para quem não quer gastar muito
- "Banana Phone" da Nokia recebe finalmente o WhatsApp
- Este anúncio da Nokia era tão mau que tiveram de o apagar do Instagram!