Netflix quer desporto ao vivo e Disney+ supera HBO Max em assinantes

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

As plataformas de streaming estão a dar um novo significado à competitividade no mercado e a guerra entre os serviços continua ao rubro.

Para ganhar vantagem a Netflix estuda a hipótese de juntar desporto ao vivo ao seu portefólio. Por sua vez, a Disney+ conseguiu superar a HBO Max em número de assinantes.

Netflix quer desporto ao vivo no seu portefólio

Plataforma de streaming Disney+
No último trimestre, a Disney+ superou o número de assinantes da HBO Max Crédito@ThibaultPenin/Unsplash

A guerra pelos assinantes e audiências está ao rubro no mercado de plataformas de streaming. Cada serviço estuda novas estratégias para ter a base de assinantes maior, criando novos planos e equacionando adicionar outro tipo de conteúdos.

E, de acordo com o The Wall Street Journal, a Netflix está a pensar em fazer isso mesmo. Segundo o conceituado jornal norte-americano, a administração daquela plataforma de streaming está a estudar a possibilidade de juntar ao seu portefólio de conteúdos desporto ao vivo.

A ideia é a Netflix recrutar competições menos conhecidas e, consequentemente, com direitos de transmissão mais acessíveis. O que significa que não vamos ter oportunidade de ver a Primeira Liga portuguesa ou a Premier League britânica em streaming, mas possivelmente poderemos ver competições de ténis.

Segundo o The Wall Street Journal, recentemente a Netflix tentou adquirir os direitos da tournée masculina da Associação Profissional de Ténis, o que traria para a plataforma nomes conhecidos daquela modalidade como Rafael Nadal.

É do conhecimento público que a Netflix sempre resistiu à ideia de incluir desporto ao vivo na sua programação, mas parece que está a mudar de ideias. No entanto, o facto de a plataforma ter tido uma redução significativa na sua base de assinantes, está a levar a que a plataforma reconsidere estratégias, explica o The Wall Street Journal.

Na prática, a Netflix estará apenas a seguir o exemplo de algumas das suas concorrentes diretas. Recorde-se que nos Estados Unidos da América a Amazon tem um contrato de exclusividade com a National Football League e que a Apple TV+ detém os direitos de transmissão da Major League Baseball.

Disney+ ultrapassa número de assinantes do HBO Max

Entretanto, tanto a HBO Max como a Disney+ revelaram recentemente o seu número global de assinantes e quem sai vencedor do embate é… a Disney+! Ambas as plataformas divulgaram os seus resultados trimestrais e uma delas teve notícias melhores.

Segundo dados revelados pela própria Disney, o seu serviço de streaming conquistou 12,1 milhões de novos assinantes entre julho e setembro deste ano, perfazendo agora um total global de 164,2 milhões de assinaturas.

Por sua vez, a Warner Bros Discovery – que inclui HBO, HBO Max e Discovery Plus – tem atualmente 95 milhões de assinantes, sendo que entre julho e setembro de 2022 recrutou apenas 2,8 milhões de utilizadores.

Mas a campeã de assinaturas continua a ser a Netflix com 223 milhões de assinantes. Mesmo depois de ter sofrido uma redução significativa na sua base de assinaturas, no trimestre compreendido entre julho e setembro de 2022, a plataforma conseguiu recuperar 2,4 milhões de utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt