A "Netflix das apps" desafia a App Store na Europa

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

A Lei dos Mercados Digitais (DMA) da Europa já entra em vigor agora em março, e a App Store da Apple está prestes a sentir um provável grande impacto com isso, pois uma das disposições da DMA é a abertura da Apple a lojas de aplicativos de terceiros.

E a primeira loja alternativa a chegar para os utilizadores da Apple será a Setapp, uma loja por assinatura desenvolvida pela MacPaw, já conhecida de alguns utilizadores de Mac.

Por que a mudança acontece agora e quem é a "Netflix das apps"

Setapp
Imagem: edição Shutterstock / mundissima

A DMA foi anunciada pela Comissão Europeia em setembro do ano passado. O conjunto de normas que entra em vigor neste mês visa regular a influência de mercado das principais gigantes de tecnologia, que foram intituladas "gatekeepers".

Junto com a Alphabet (Google), Amazon, ByteDance (TikTok), Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) e Microsoft (LinkedIn, Windows), a Apple foi classificada como uma das grandes plataformas digitais que, devido ao seu tamanho e influência, exercem um papel controlador no acesso a serviços essenciais.

Entre as medidas impostas para evitar o monopólio, a DMA determinou a abertura de dispositivos Apple a lojas de aplicativos de terceiros. E a primeira delas será justamente a Setapp, também conhecida como "Netflix das apps".

Diferente de outras lojas de aplicativos, que cobram individualmente por cada app, a Setapp traz a opção de o utilizador pagar uma taxa mensal para ter acesso a um amplo catálogo de apps premium.

Disponibilidade, preços e apps da Setapp

SetApp
Imagem: captura de ecrã / Setapp

A Setapp já deve estar disponível nos dispositivos Apple a partir de abril. Assim como a versão para Mac, a expetativa é de que a versão para iOS também seja baseada em subscrição.

Os preços das assinaturas para iOS ainda não foram revelados, mas há grandes chances de serem similares aos cobrados para utilizadores do Mac, que são:

Plano Mac - U$9,99 / mês

Inclui uma subscrição exclusiva para 1 Mac

Plano Mac + iOS - US$ 12,49/mês

  • Para 1 Mac
  • Para 4 dispositivos iOS

Plano Power User - US$ 14,99/mês

  • Para 4 Macs
  • Para 4 dispositivos iOS

Então o Setapp já oferecia aplicações para iOS? De certa forma sim, mas eram versões das apps para o Mac, e apenas algumas dessas aplicações investiam numa versão para smartphone.

Antes uma loja de apps para Mac, agora a Setapp será oficialmente uma das lojas alternativas de aplicações para iPhone, o que deve trazer uma gama bem maior de opções e concorrência bem mais forte para a App Store.

"Esta expansão promete uma seleção diversificada de aplicações premium para os utilizadores e um ambiente de apoio para os programadores", afirmou a MacPaw.

Para Mac, a Setapp oferece aplicações para ações bem específicas, como capturas de ecrãs e conversão de formato de ficheiros, tarefas que fazem sentido para um computador.

Para iOS, a MacPaw já adiantou que oferecerá aplicações em cinco categorias: ferramentas de produtividade e negócios, software criativo e de design, estilo de vida e produtividade, apps úteis e ferramentas profissionais especializadas.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.