A chegada do macOS Big Sur deveria ser uma boa notícia para todos os que usam um computador Mac. Isto porque o novo sistema operativo irá finalmente habilitar a reprodução de conteúdo em 4K HDR na Netflix.
Porém, com a atualização dos documentos de suporte do serviço de streaming, ficamos a saber que nem todos os modelos irão suportar a tecnologia. Mais concretamente, todos os Mac lançados antes de 2018 ficarão de fora.
Eis os Mac´s que suportarão reprodução em 4K HDR na Netflix
- iMac (2020)
- iMac Pro
- Mac Pro (2019)
- Mac mini (2018)
- MacBook Air (2018 ou acima)
- MacBook Pro (2018 ou acima)
Se tiveres um destes computadores da Apple, podes ficar descansado, pois poderás usufruir da resolução máxima que a Netflix oferece aos seus subscritores. Mas deves ter ainda em consideração que tal está limitado ao plano premium do serviço.
A razão pela qual modelos anteriores aos da lista acima não conseguirão reproduzir conteúdo em 4K é o chip T2. Contudo, a Netflix não especifica por que razão esse chip é tão importante para a reprodução de conteúdo na resolução máxima.
O facto de este T2 atuar como processador auxiliar pode ser a razão para o não suporte de tamanha resolução. Isto porque o chip tem o seu processamento de vídeo e o suporte para o codec HEVC.
Isto deixa a antever que a Netflix possa fazer uso deste codec para que os seus conteúdos corram suavemente em 4K. Seja como for, caso não tenhas um modelo da lista acima, terás de contentar-te com um pouco menos de detalhe nas imagens.
Editores 4gnews recomendam:
- iPhone 12: não vai ser só o carregador a faltar na caixa
- iPhone 12: segredo do smartphone da Apple é confirmado
- Apple: próximo iPhone 12 (Mini) é a melhor jogada de sempre para combater os smartphone Android