Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Nescafé Dolce Gusto Neo review: a coffee shop em casa

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 8 min.

Nescafe Dolce Gusto Neo

Nescafé Dolce Gusto Neo
★★★★★5Excelente

É uma máquina de café em cápsulas para aqueles que procuram versatilidade, personalização e inteligência na hora de consumir café. Tudo isto sem esquecer os desafios ambientais que vivemos.

A Neo faz leitura de cápsulas inteligente (tecnologia Smart Brew) e permite que tires cada café como foi concebido para ser tirado. Com a app é possível ajustar a temperatura ou o tamanho do café e seguir os teus hábitos de consumo. Uma verdadeira coffee shop em casa.

Prós
  • Tecnologia Smart Brew de reconhecimento inteligente de cápsulas

  • Personalizar a temperatura e o tamanho do café na app

  • Acompanhamento dos hábitos de consumo de café

  • Cápsulas 100% compostáveis

  • Vasto leque de tipos de café

Contras
  • Ainda não permite ligar a máquina à distância para tirar um café

  • A integração com a app ainda tem algumas 'arestas' por limar

A experiência de beber café em cápsulas vive bons momentos. As marcas parecem estar a reinventar-se e um dos mais recentes intentos disso vem da Nescafé, com o lançamento da Dolce Gusto Neo.

Assim que descobrimos uma máquina de cápsulas a ser lançada com integração de uma app, tínhamos de testar. Foi isso que fizemos ao longo das últimas duas semanas com a Neo e agora contamos-te a nossa opinião.

Nescafe Dolce Gusto Neo
O que encontras na caixa

A nossa opinião sobre a Nescafé Dolce Gusto Neo

A preocupação ambiental

A pegada ambiental não é uma brincadeira. Mas num mundo em que se usam cápsulas de plástico, é bom ver uma das marcas de referência no setor a avançar com cápsulas à base de papel e com possibilidade de compostagem doméstica. Muitos dirão que é chato as outras cápsulas da Dolce Gusto não serem compatíveis com esta máquina. Mas isso iria contra a ideologia ambiental da mesma.

Outro pormenor é que esta máquina é 50% fabricada em plástico reciclado, em peças que não estão em contacto com as bebidas. Além disso, há que realçar que 85% do seu termobloco é em alumínio reciclado.

Para maior poupança de energia, esta desliga-se automaticamente ao fim de um minuto em que não a utilizas. E para aqueles que se possam preocupar com possíveis problemas no futuro, a marca promete reparabilidade durante 15 anos. Afinal são 149 € e os utilizadores quererão proteger o investimento.

Nescafe Dolce Gusto Neo

A tecnologia Smart Brew da Neo

O grande destaque desta máquina de café em cápsulas está na tecnologia Smart Brew. Esta consegue ler a cápsula que colocaste e assim ajustar automaticamente a pressão, temperatura, volume e tempo.

Por fazer um reconhecimento automático das cápsulas, a tecnologia Smart Brew dá azo a que possas colocar uma cápsula de expresso e o café vai sair como deve sair. E o mesmo se passa se colocares uma cápsula de Americano ou de Carafe. Abaixo confere os tipos de extração que podes fazer com a Neo.

  • Extração de alta pressão para expressos, ristrettos ou longos;
  • Extração Top Up para americanos
  • Extração para cafés grandes ou o Carafe
Exemplo de extração de Espresso Intense
Exemplo de extração de Espresso Intense

Na extração a alta pressão é o que já conheces. Vai tirar cafés aveludados ao estilo italiano. Na “Top Up”, tira o americano autêntico, começando pelo expresso e depois por adicionar água quente. Já no “Slow Brew”, tens extração lenta gota a gota e é para os mais pacientes.

A integração com a app Dolce Gusto

Para fazeres tudo o que mencionei acima, e usares a tecnologia Smart Brew, não precisas de usar a app. É tão simples como ligar a máquina, colocar a cápsula desejada, clicar num botão e esperar que saia o café como é suposto sair. O que a app Dolce Gusto adiciona é uma camada de personalização.

Como esta máquina tem Wi-Fi e Bluetooth, liga-se ao teu smartphone através da app. O processo de ligação é bastante simples, bastando criar conta na app, se ainda não tiveres, e partir para o registo da tua nova máquina.

Nescafe Dolce Gusto Neo

A partir da primeira utilização, bastará apenas abrires a app (com a máquina ligada) para viveres ao máximo a experiência de Coffee Shop e personalizares o teu café. Basicamente podes escolher a temperatura a que queres que este saia e também o tamanho do mesmo.

Vamos imaginar que não estás contente com o tamanho de 45 ml do teu Espresso que a Dolce Gusto considera ideal. Podes pedir para o café sair mais curto ou mais longo na app e até designar que, a partir daí, esse passe a ser o padrão para aquele tipo de cápsula.

O mesmo se passa com um Carafe que, não é brincadeira, são 400 ml de prazer por padrão. Mas esse valor também pode ser aumentado ou diminuído consoante a tua preferência. E claro, ajustar a sua temperatura. O mesmo é válido para todos os cafés que tires nesta máquina. E a lista é vasta, como podes ver abaixo.

Nescafe Dolce Gusto Neo

Tipos de café disponíveis para a Neo

  • Espresso: 45 ml, intensidade 5
  • Espresso intense: 45 ml, intensidade 8
  • Lungo: 120 ml, intensidade 6
  • Grande: 200 ml, intensidade 5
  • Carafe: 400 ml, intensidade 7
  • Americano: 200 ml, intensidade 6

Nescafe Dolce Gusto Neo

Também na app é possível fazeres um seguimento dos teus hábitos de café. Ou seja, esta regista o teu histórico de cafés tomados e vai mostrar-te o que tens andado a beber nos últimos tempos. E por cada bebida vais acumulando pontos que poderás trocar por algumas vantagens no futuro.

Só temos pena, no entanto, que ainda não seja possível ligar a máquina à distância com a app e acordar com o café tirado. Quão conveniente seria deixar a cápsula pronta dentro da máquina com chávena por baixo e de manhã bastar abrir a app e simplesmente clicar para tirar o café? Ou melhor, poder programar para tirar o café a uma hora determinada. Ficam as sugestões para futuras funcionalidades, Nescafé.

Não conseguimos ligar a máquina através da app após esta se desligar
Não conseguimos ligar a máquina através da app após esta se desligar

Design e construção

Como já referi acima, esta é uma máquina 50% produzida em plástico reciclado. Está disponível em preto e branco, sendo que testámos a versão branca. É um design arrojado, bem ao estilo de algumas máquinas da Dolce Gusto que vimos no passado.

Ao contrário de outras máquinas em que o depósito fica na parte de trás, este está no “coração” da máquina. Alguns poderão reclamar que é inconveniente de retirar. Não concordo. Tem um litro de capacidade, o que é de salutar. O que há a criticar é a estreita abertura no topo que dificulta um pouco a sua lavagem manual.

Nescafe Dolce Gusto Neo

Em termos de operação, e excluindo a app, temos apenas dois botões. Um na lateral direita para ligar a máquina e outro na frente para iniciar a extração do café. Mais simples que isto era difícil.

A base onde colocas a chávena tem duas adaptações de altura. A mais alta é indicada para colocares a chávena do teu expresso. Já a mais baixa é perfeita para uma caneca robusta onde vás tirar o teu Americano ou Carafe. Ao puxares a parte de trás dessa base para fora encontras o reservatório de cápsulas.

Para quem apreciar este design exuberante, a Neo vai fazer um figurão em muitas cozinhas. E o facto de poderes escolher entre branco e preto, aumenta as hipóteses de ser a próxima candidata à tua bancada.

Nescafe Dolce Gusto Neo

Sabor do café

Fiquei muito surpreendido com o sabor do café extraído a partir destas novas cápsulas compostáveis da Dolce Gusto. Para o teste usei maioritariamente cápsulas do Espresso Intense e de Carafe, para ter algo bem diferente.

É efetivamente um expresso bastante cremoso e encorpado. Dá vontade de beber vários de seguida. E mesmo aumentando um pouco o seu tamanho na app, não sentimos que se torne aguado. Muitos pontos positivos neste campo.

Para os adeptos do termo e de ir bebendo café ao longo da manhã, a opção do Carafe é espetacular. É claro, esta também é ideal se quiseres servir vários cafés gastando uma única cápsula. A cápsula é um pouco maior que a do expresso e ficámos fãs deste tipo de conceito.

Exemplo de Carafe de 400 ml tirado pela Neo
Exemplo de Carafe de 400 ml tirado pela Neo

A verdade é que nem toda a gente tem tempo ou paciência para um “Slow Brew” puro e duro. E o facto de o podermos fazer colocando uma cápsula e clicando num botão é simplesmente espetacular.

Veredicto: uma verdadeira Coffee Shop em casa

Se estás a pensar comprar uma nova máquina de café em cápsulas e procuras uma experiência que vá mais além, a Neo é o modelo que tens de considerar. É para quem procura versatilidade, personalização e inteligência na hora de consumir café. A tecnologia Smart Brew faz uma leitura das cápsulas e faz com que a cápsula de café compostável que colocaste se transforme nesse tipo de café como realmente deve ser tirado.

Com a app da Dolce Gosto, os utilizadores podem ainda ajustar a temperatura e o tamanho do café consoante o seu gosto. Como pontos a melhorar, está a possibilidade de controlar a máquina à distância com a app e corrigir algumas falhas de reconhecimento da cápsula que por vezes sucedem e podem atrasar o processo de personalização. E claro, pode não agradar a alguns utilizadores não poder usar aqui outras cápsulas Dolce Gusto.

Pesando os prós e os contras, a Nescafé Dolce Gusto Neo leva o nosso selo de aprovação. É realmente trazer a experiência de Coffe Shop para tua casa. O preço base é de 149 €. Mas a marca tem um Pack de lançamento com 6 variedades de café, uma caneca térmica e 3 sets de chávenas pelo mesmo preço.

Nescafé Dolce Gusto Neo

Nescafé Dolce Gusto Neo

Conteúdo do pack de lançamento

- 1 Máquina Neo Branca
- 6 Variedades de café NEO (Espresso, Carafe, Espresso Intense, Grande, Lungo, Americano)
- 1 Caneca térmica – 350ml
- 2 Sets de 2 Chávenas Porcelana Expresso 65ml
- 1 Set de 2 Chávenas Porcelana Longas 350ml

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.