Nearby Share é a ferramenta que deves experimentar se usas Android e Windows

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Nearby Share ou Partilhar na Proximidade é uma ferramenta que visa simplificar a transferência de ficheiros entre dispositivos Android. Foi concebida pela Google para oferecer aos seus utilizadores uma solução similar ao AirDrop da Apple.

Esta ferramenta foi também alargada para computadores com sistema operativo Windows, porém, com uma disponibilidade limitada no seu início. Agora, felizmente, a Google anuncia a disponibilização do Nearby Share para todos os utilizadores.

Nearby Share já está disponível para todos os utilizadores Windows

Conforme podemos ler na página de suporte da Google, a ferramenta Partilhar na Proximidade encontra-se disponível para computadores Windows na maioria dos países, incluindo Portugal. Importa notar que, até então, esta ferramenta estava disponível de forma limitada.

Nearby Share

Embora ainda em fase beta, todos os utilizadores Android que tenham um computador Windows já podem socorrer-se desta ponte para partilhar ficheiros entre ambas as plataformas. Trata-se de um método simples e cómodo para troca de documentos, imagens, vídeos e muito mais.

Há, no entanto, alguns requisitos que os utilizadores terão de cumprir para poderem usufruir desta funcionalidade em pleno. Em primeiro lugar, ambos os dispositivos têm de estar ligados à mesma rede, ter ligação Bluetooth e estarem a mesmo de cinco metros de distância.

No que concerne aos smartphones, estes terão de ter o Android 6.0 ou superior instalado. Já o teu computador terá de ter o Windows 10 ou superior com arquitetura 64-bits.

Se cumpres estes requisitos, então já podes descarregar a aplicação do Nearby Share e instalá-la no teu computador Windows. Do lado do teu smartphone Android, ela já estará instalada e poderás encontrar a opção na barra de definições rápidas.

Esta não será a única solução para partilhar ficheiros entre dispositivos Android e Windows, mas é a solução desenvolvida pela própria Google. Além disso, serve ainda para a partilhares ficheiros entre outros smartphones ou tablets Android com a mesma comodidade.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.