Google Play Store prepara mais publicidade na loja de apps

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnológica norte-americana testa novas implementações de publicidade na sua loja de apps e conteúdos para dispositivos móveis Android, a Google Play Store. Estes anúncios serão apelidados "ofertas temporárias" e eventos limitados com maior visibilidade.

Para tal, a gigante das pesquisas procura agora novos locais para nos apresentar essa mesma publicidade junto dos resultados da pesquisa, bem como em outras posições de grande destaque. Note-se que esta publicidade será apresentada apenas na Play Store.

Publicidade apresentada nos resultados da pesquisa Google

Google Play Store

Mais ainda, segundo os relatos, ao efetuar uma pesquisa na respetiva barra da Play Store teremos um máximo de três publicidades a ser apresentadas junto dos resultados propriamente ditos. A medida visa assim dar a conhecer campanhas de duração limitada, eventos e aplicações de streaming com novo conteúdo.

Importa frisar que estas novas publicidades também estarão presentes junto do histórico de pesquisas na Google Play Store. Aí veremos não só o nome destas apps que pagam para ser divulgadas na publicidade Google, como também o ícone, número de instalações e downloads, bem como a avaliação geral.

Até 3 publicidades a apps nos resultados da Google Play Store

Estas alterações, já em vigor na lista de mudanças ou changelog da Google System Updates de abril último, começarão a chegar gradualmente aos utilizadores. Portanto, se vires mais publicidade nesta loja do Android, sobretudo ao fazer uma pesquisa, não estranhes.

Trata-se de uma alteração propositada para aumentar as receitas geradas pela publicidade na Google Play Store. Esta será mais uma fonte que a empresa terá de receita, a par das compras efetuadas na Play Store (taxa aplicada), subscrições e demais publicidade que já é apresentada nesta app.

Porém, a inclusão de publicidade nos resultados da pesquisa Google pode irritar alguns utilizadores. Será mais ruído visual para esta plataforma, tal como podemos observar em seguida.

Google Play Store
Aspeto da nova publicidade para a barra e resultados de pesquisa Google: Crédito: ShiftDelete.

Em suma, certo é que esta nova colocação trará uma nova fonte de receita para a Google. Porém, para os utilizadores que estejam a procurar uma aplicação em particular, aumenta o potencial de clicarem, mesmo sem querer, numa qualquer aplicação que tenha pago para ter esta maior visibilidade.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.