NASA vai colocar helicóptero em Marte! Mas não é bem o que julgas

Abílio Rodrigues
Comentar

A NASA prepara-se para aterrar a Perseverance em Marte no próximo dia 18 de fevereiro e com ela vai o Mars Helicopter Ingenuity, que tentará voar na perigosa e turbulenta atmosfera do planeta vermelho. A agência espacial americana não tem a certeza que este teste terá sucesso, mas vê-o como essencial para a exploração do planeta.

A NASA chama ainda atenção para uma lista de factos sobre o Ingenuity, alertando desde logo para a importância deste teste no futuro da exploração e conhecimento de Marte.

NASA quer ver Marte a partir do ar

O Ingenuity é um teste de voo experimental, cuja missão será dificultada pela atmosfera marciana. Será difícil proceder a um voo controlado num planeta ainda desconhecido mas a NASA diz que a equipa está aberta a qualquer tipo de sucesso.

O helicóptero depende da missão Mars 2020 Perseverance para operar de forma produtiva na superfície do planeta vermelho. Na melhor das hipóteses será um instrumento importante para a análise das condições de habitabilidade de Marte.

Caso o voo do Ingenuity seja um sucesso a exploração futura de Marte pode incluir uma dimensão aérea bastante ambiciosa, analisadas e detetadas que estão as dificuldades de operação de veículos terrestres.

A NASA parece estar focada em controlar as expetativas, tendo procedido a todos os testes na Terra. Estes incluem simulações de pressão e gravidade de forma a assegurar que o helicóptero consegue levantar voo.

A agência espacial reitera que se trata de uma missão experimental, colocando o foco em possíveis pequenas vitórias. Desde logo o sobreviver à viagem é visto como algo extremamente positivo.

Drones podem ser o futuro da exploração espacial

Se conseguirem colocar o veículo na superfície de Marte ficarão ainda mais felizes, com o sonho a ser atingir elevação e voar pelos céus do planeta vermelho.

O voo do Ingenuity não será controlado em tempo real, uma vez que Marte é longe demais para abrir essa possibilidade. Apesar disso o veículo é inteligente o suficiente para tomar as suas próprias decisões.

Caso o helicóptero da NASA nos consiga oferecer uma visão aérea de Marte, as futuras missões ao planeta podem assumir novos contornos.

Uma das ideias é utilizar drones para levar a cabo funções importantes, salvaguardando o acesso a informações de forma mais segura e eficaz.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.