MySNS Carteira - A Carteira Eletrónica de Saúde disponível para todos os Portugueses

David Ventura
David Ventura
Tempo de leitura: 2 min.

A Internet of Things, IoT, está a abranger cada vez mais setores da vida do Ser Humano. Esta evolução pauta-se pela crescente necessidade de disponibilizar conteúdo e informação do nosso dia a dia na web, com vista a serem acedidos remotamente. Usar o papel é tão 2011 que até assusta. Eis que temos a App MySNS Carteira, dedicada à saúde, para todos os portugueses.

Vê ainda: Net Neutrality – O que é a Neutralidade da Internet?

Na área da saúde têm sido feitos esforços e diligencias para se construir um sistema cujo foco seja o acesso do utente à sua informação pessoal de saúde, de forma clara, concisa e de fácil acesso.

MySNS Carteira - a tua carteira de saúde no smartphone

Foi criado o portal do utente, onde cada cidadão português através do seu numero de utente do sistema nacional de saúde consegue aceder à plataforma e verificar todas as idas à urgência, centro de saúde, cirurgias já realizadas e as programadas.

Recentemente e inserido no processo de transformação digital foi criada a “MySNS Carteira - A Carteira Eletrónica de Saúde” que nela incorpora o Boletim de Vacinas. A grande novidade é que agora é possível consultar todas as vacinas que já tomou, e as seguintes, à distância de um click nesta nova aplicação para dispositivos móveis Android.

A aplicação (APP) foi apresentada pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, numa ação que sensibiliza a população, especialmente as de risco, para a vacinação contra a gripe.

A aplicação MySNS Carteira, permite também que profissionais de saúde acedam aos registos dos utentes, à ficha individual de vacinação, a partir de qualquer unidade, centralizando assim a informação.

Até à data, a aplicação já conta com mais de 13 mil downloads efetuados, e para além do registo de vacinação a app, facilita o acesso a guias de tratamento, alergias, possibilita uma melhor monitorização sobre os dados de saúde, e ainda acesso ao testamento vital.

Existe proteção dos dados pessoais ao usar o MySNS Carteira?

Os portugueses poderão ficar descansados que esta aplicação projetada para o Português (SNS) cumpre os requisitos da Comissão Nacional de Proteção de Dados, permitindo que todos os cidadãos autorizem previamente se querem que os seus dados sejam acedidos.

Podes descarregar AQUI, através da Google Play Store, a MySNS Carteira para dispositivos Android

Permite mesmo, verificar todos os acessos que foram feitos à sua página pessoal, através dos profissionais de saúde, para consulta de informação, e se essa consulta está devidamente autorizada.

Como disse, a IoT está cada vez mais intrínseca nas nossas vidas e esta aplicação é um avançado significativo no acesso aos cuidados de saúde para os portugueses.

Outros assuntos relevantes:

iaomi já na 4ª posição

Net Neutrality – O que é a Neutralidade da Internet?

d com “Infinity Display” (18:9)