MWC 2023: Tudo o que sabemos sobre o Xiaomi 13 Lite

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi vai apresentar a nível global a sua nova série premium. Mas os modelos Xiaomi 13 e 13 Pro não chegam sozinhos, trazem consigo um novo elemento da família.

A marca chinesa vai aproveitar as luzes dos holofotes do Mobile World Congress para revelar oficialmente o novo Xiaomi 13 Lite. Preparámos um resumo sobre o modelo com todas as informações divulgadas até ao momento.

Data de apresentação e preço esperado do Xiaomi 13 Lite

Which feature are you rooting for at #XiaomiLaunch? #Xiaomi13Series📷Leica professional optical lens🔴Leica professional camera system💧IP68🏄@Snapdragon 8 Gen 2🟠📷🔴 loading... Join the discussion here: https://t.co/Gw4yYWA53p

— Xiaomi (@Xiaomi) 25 de fevereiro de 2023

A Xiaomi confirmou há já algum tempo que vai marcar presença no evento Mobile World Congress que decorre em Barcelona de 27 de fevereiro a 2 de março. E é exatamente na véspera de abertura desta feira, dia 26 de fevereiro, que a marca vai realizar uma conferência de imprensa, com transmissão na plataforma YouTube.

Será garantidamente nesta conferência que a marca chinesa vai lançar a nível global os modelos premium Xiaomi 13 e 13 Pro. Mas é esperado que seja também nesta ocasião o Xiaomi 13 Lite, o novo elemento mais acessível da série.

Entretanto, no mundo Web foi também revelado o preço com que as variantes do novo terminal vão chegar ao mercado europeu. Assim, o modelo com 128 GB terá um custo de 499 euros enquanto a versão com 256 GB terá um preço mais elevado de 549 euros.

Especificações do Xiaomi 13 Lite (rumores)

De acordo com os rumores divulgados até ao momento, na realidade o Xiaomi 13 Lite é uma versão renomeada do Xiaomi Civi 2, apenas disponível no mercado chinês.

Como tal, espera-se que as especificações sejam as mesmas. Assim o modelo terá um ecrã AMOLED de 6,55 polegadas com uma resolução de 2400x1080 pixéis e uma taxa de atualização de 120 Hz. Este ecrã terá um recorte em forma de comprimido que poderá alojar uma funcionalidade semelhante à Dynamic Island da Apple.

No interior, o Xiaomi 13 Lite aloja o processador Snapdragon 7 Gen 1 emparelhado com memória RAM LPDDR4x e armazenamento UFS 2.2. Já a alimentar o terminal estará uma bateria de 4.500 mAh com suporte para carregamento rápido de 67 watts.

De resto, a configuração de câmara traseira tripla vai apresentar o sensor IMX766 de 50 megapixéis, complementado por um ultra grande angular de 20 megapixéis e um sensor macro com dois megapixéis. A câmara frontal terá 32 megapixéis de resolução.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt