Mudar o domínio do Google vai deixar de dar resultados de outro país

Bruno Coelho
Google Pesquisa Search Resultados País Domínio
Seja qual for o domínio, os resultados apresentado por uma pesquisa Google passam a ser consoante a tua localização.

Sempre que queremos fazer uma pesquisa no Google noutro local ou linguagem, a fórmula é simples: alteramos o código do país em questão no endereço e está feito. A funcionalidade é útil se desejamos obter resultados mais de acordo com o nosso país de origem ou se simplesmente vivemos num determinado ponto onde preferimos o Google.com.

Vê ainda: Qualcomm Snapdragon 845 deverá ser oficializado já em dezembro

Agora o filme vai mudar. Num post publicado hoje num blog, a Google anunciou uma mudança de paradigma. A partir de agora os resultados serão apresentados consoante a localização do utilizador, indepentemente do domínio que utilizar.

Basicamente isto significa que mesmo que uses o Google.es, terás resultados relevantes para o país onde te encontras e não para Espanha, por exemplo.

Uma em cada cinco pesquisas no Google está diretamente relacionada com a localização do utilizador

A razão apresentada pela Google para esta mudança deve-se ao facto de uma em cada cinco pesquisas estar diretamente relacionada com a localização do utilizador. Faz sentido então afirmar que a localização é fator determinante no que toca a pesquisas

Por exemplo, um utilizador que viva em Lisboa e vá passar férias ao Japão terá a vida facilitada. Ao pesquisar por “sushi buffet” vai encontrar os restaurantes locais e não aquele do Elevador do Carmo que deixa um pouco a desejar.

Se, ao invés disto, o utilizador preferir usar outro país nas suas pesquisas, tem essa opção. Está é escondida num menu bem difícil de encontrar.

Google Sticker for iOS & Android | GIPHY
Via GIPHY

A Google afirma também que esta mudança não traz implicâncias no que à lei de cada país diz respeito. A grande razão é mesmo assegurar que o utilizador obtém os dados que lhe são mais relevantes. É o mesmo que dizer que, se determinado resultado está escondido no teu país, esta mudança não te vai afetar.

Que pensas desta mudança? É um passo acertado por parte da Google? Dá-nos feedback nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

MIUI 9 – Como instalar a versão estável da MIUI 9 no Xiaomi Mi 6

Microsoft Store passará a permitir a compra de hardware Surface

Huawei – Será esta a primeira imagem do smartphone Honor V10?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.