Sempre que queremos fazer uma pesquisa no Google noutro local ou linguagem, a fórmula é simples: alteramos o código do país em questão no endereço e está feito. A funcionalidade é útil se desejamos obter resultados mais de acordo com o nosso país de origem ou se simplesmente vivemos num determinado ponto onde preferimos o Google.com.
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Agora o filme vai mudar. Num post publicado hoje num blog, a Google anunciou uma mudança de paradigma. A partir de agora os resultados serão apresentados consoante a localização do utilizador, indepentemente do domínio que utilizar.
Basicamente isto significa que mesmo que uses o Google.es, terás resultados relevantes para o país onde te encontras e não para Espanha, por exemplo.
Uma em cada cinco pesquisas no Google está diretamente relacionada com a localização do utilizador
A razão apresentada pela Google para esta mudança deve-se ao facto de uma em cada cinco pesquisas estar diretamente relacionada com a localização do utilizador. Faz sentido então afirmar que a localização é fator determinante no que toca a pesquisas
Por exemplo, um utilizador que viva em Lisboa e vá passar férias ao Japão terá a vida facilitada. Ao pesquisar por “sushi buffet” vai encontrar os restaurantes locais e não aquele do Elevador do Carmo que deixa um pouco a desejar.
Se, ao invés disto, o utilizador preferir usar outro país nas suas pesquisas, tem essa opção. Está é escondida num menu bem difícil de encontrar.
A Google afirma também que esta mudança não traz implicâncias no que à lei de cada país diz respeito. A grande razão é mesmo assegurar que o utilizador obtém os dados que lhe são mais relevantes. É o mesmo que dizer que, se determinado resultado está escondido no teu país, esta mudança não te vai afetar.
Que pensas desta mudança? É um passo acertado por parte da Google? Dá-nos feedback nos comentários.
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