Mozilla lança serviço de VPN para o teu smartphone ou computador

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Mozilla é maioritariamente conhecida pelo browser Firefox, mas lançou agora um novo serviço que despertará muito interesse. Trata-se de uma VPN que poderás usar no Android, Windows ou Chormebook.

Uma VPN pode ser um aliado fundamental caso queiras manter o anonimato na hora de navegar pela internet. Além de esconder os teus dados na rede, este serviço pode ser a porta de entrada em sites que normalmente estão bloqueados na tua localização.

Mozilla promete uma navegação rápida e segura

O serviço VPN que a Mozilla lança agora baseia-se no protocolo Wireguard. Este garante uma navegação mais rápida e mais segura que muitos dos seus concorrentes.

Este serviço permitirá a conexão de até cinco equipamentos em simultâneo, com uma só subscrição. Além disso, ser-te-á dado o acesso a servidores de mais de 30 países diferentes.

VPN da Mozilla tem plano grátis, mas com algumas limitações

Um dos planos disponibilizados pela Mozilla dá-te acesso gratuito a esta VPN através de uma extensão para o browser Firefox. Contudo, esta opção irá armazenar, por 24 horas, um histórico "não identificável" da tua navegação.

A Mozilla garante que esses dados não serão ligados a nenhum utilizador enquanto estiverem armazenados. Ainda assim, nada nos garante que a empresa não tenha forma de triangular essa informação nos seus servidores.

Se quiseres estar totalmente anónimo terás ao teu dispor um plano com uma mensalidade de 4.99 dólares. Esta modalidade oferecerá todas as potencialidades deste serviço.

A empresa sueca garante que com este pacote nenhum dos teus dados será armazenado. Afinal esse é o propósito basilar de uma VPN e a mensalidade requerida não é tão puxada quanto isso.

Esta VPN está ainda em fase beta

A parte menos positiva desta notícia é o facto de esta VPN estar em fase beta e limitada aos EUA. Ainda não temos informações sobre quando outros países possam ser adicionados.

Enquanto ele não chega a Portugal, temos uma compilação das 8 melhores VPN gratuitas atualmente disponíveis. Estas abrangem todas as plataformas para que possas navegar em segurança em qualquer situação.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Play Store: jogar jogos antes de serem transferidos pode ser uma realidade
  • Impensável! Este smartphone usa AI para que não tires nudes!
  • Samsung não revelou toda a verdade sobre as lentes telefoto do Galaxy S20 e S20+
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.