Mozilla acaba com o Firefox OS para smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Mesmo depois de todo o sucesso que o Google Chrome conseguiu alcançar, nunca fui capaz de largar o meu velhinho Mozilla Firefox. Como fã dos produtos da Mozilla, foi com bastante agrado que soube, há cerca de dois anos, que a empresa estaria a desenvolver um sistema operativo móvel concorrente ao Android.

Claro que tinha a noção de que este não seria um caminho fácil, mas quem sabe com a parceria certa as coisas poderiam correr de feição. Como tal, é com grande tristeza que hoje soube que o Firefox OS chegou ao final da sua vida, pelo menos no segmento dos smartphones.

Este Firefox OS é um sistema operativo baseado na web, algo muito idêntico ao ChromeOS da Google, e queria oferecer ao mercado um SO totalmente open source. Baixar o preço de venda dos smartphones era outro dos objetivos da Mozilla, algo que acabou também por falhar, visto que existem já bastantes opções no mercado abaixo dos 100€.

Depois de toda esta jornada, a Mozilla comunicou hoje ao mundo o final do desenvolvimento do Firefox OS, para smartphones, por não serem capazes de oferec a "melhor experiência possível". Mesmo com esta decisão, este não será o final definitivo do Firefox OS, uma vez que o mesmo continuará, para já, a ser suportado na internet das coisas, nas quais se incluem, por exemplo, as SmartTV.

Este acaba por ser um revés para as ambições da Mozilla e, infelizmente, acredito que o final definitivo do Firefox OS seja uma questão de tempo. Depois disto, espero que a marca se concentre novamente nos seus atuais produtos vocacionados para a web e que mantenha as suas qualidades.

Talvez queiras ver:

  • Oppo R7 Plus com variante de 4GB de RAM e 64GB de memória interna anunciado
  • Concept do OnePlus 3 é finalmente um Flagship Killer bonito
  • Youtube Rewind mostra-nos a “trend” de 2015 com caras e músicas conhecidas

;)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.