Motorola Moto G5S Plus - Guia de "root" e TWRP para este Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.
Motorola Moto G5S Plus root
Como fazer "root" no Motorola Moto G5S Plus?

A Lenovo decidiu mimar e surpreender os seus fãs ao anunciar sem medos os novos Motorola Moto G5S e Motorola Moto G5S Plus, as versões mais elegantes, poderosas e premium da gama Moto G5. Hoje na 4gnews vamos aprender a fazer "root" a este Android, bem como a instalar uma recovery, a famosa TWRP.

Vê ainda: Apple iPhone X – 5 motivos para não adquirires este smartphone

Ambos os smartphones já foram apresentados no Brasil, no evento de São Paulo no dia 24 de agosto. Entretanto, a marca terá confirmado que ambos os dispositivos receberão logo que possível o Android Oreo. Contudo, se quiseres instalar já o Android Oreo de forma extra-oficial (através de uma ROM personalizada ou custom ROM como a LineageOS 15), necessitarás de permissões root, de acesso à raíz do teu Android.

O que é "root" no Android?

A palavra inglesa root significa raiz. Na gíria tecnológica o processo de root ou rootear o smartphone Android permite que o utilizador passe a ter permissões de super administrador deste sistema operativo baseado no Linux.

Como o Android está baseado no Linux, através das permissões root poderás controlar e administrar todas as funções do smartphone, algo que pode trazer diversos benefícios bem como alguns riscos associados, especialmente para um utilizador menos experiente.

O que é a TWRP?

Segundo a XDA trata-se de um ambiente de recuperação do Android baseado no toque (touch). Ao contrário dos outros ambientes / sistemas de recuperação a TWRP não precisa de ser controlada através dos botões de volume e energia do teu smartphone. Tem uma UI (interface) baseada no toque que permite um controlo e navegação mais intuitivo.

Note-se que todos os dispositivos Android já trazem um ambiente de recuperação pré-instalado para que possas restaurar o smartphone com as configurações padrão de fábrica, atualizar o seu sistema operativo, e até mesmo executar outras tarefas de diagnóstico. A TWRP é uma alternativa, extra-oficial ao mecanismo de recuperação instalado de fábrica.

OnePlus 5 Motorola Moto G3 LineageOS Android Oreo Motorola Moto G5 Plus
A LineageOS 15 trará o Android Oreo a vários smartphones

Suporta também os temas do CWM (clockwork mod) e permite-te instalar ROM's personalizadas como a LineageOS 15 já com o Android Oreo assim que esta estiver disponível, bem como fazer back-up dos dados através deste ambiente de recuperação.

Quais os riscos para o teu Android?

Por segurança, os smartphones Android trazem uma proteção que limita o acesso do utilizador a alguns dados, localizações e pastas importantes do sistema, a título de exemplo.

Isto serve para que não excluas ou elimines alguma aplicação (App) ou ficheiro de sistema crucial para o bom funcionamento do dispositivo.

Quando o Android tem permissões de root convém que saibas o que estás a fazer para não tornares o teu equipamento num autêntico brick inutilizável. Além disso, caso alguma instalação corra mal e o teu smartphone fique danificado (não ligue corretamente por exemplo), certas marcas recusam-se a reparar o equipamento ao abrigo da garantia.

Root no Motorola Moto G5S Plus

Em primeiro lugar, não nos responsabilizamos para qualquer dano ou situação adversa que possa surgir no decurso deste procedimento. Os passos são relativamente simples mas há sempre algum risco envolvido.

Se não dominas estas lides pára. Usa o teu Motorola ou qualquer outro Android tal como está. Se conheces as vantagens, desvantagens e potenciais riscos do acesso root e mesmo assim queres prosseguir, então vamos lá.

Antes de começar não te esqueças de guardar todos os dados e informações que querias manter!

Root TWRP Android Xiaomi Mi A1 Android Oreo Motorola Moto G5s Moto G5s Plus
A Motorola apresentou um novo Moto G5s e Moto G5s Plus, ambos já chegaram ao Brasil

Em seguida terás o guia, passo-a-passo para instalares em primeiro lugar a TWRP e depois o processo de atribuição de permissões root ao teu Motorola Moto G5S Plus com o nome de código "Sanders".

Em primeiro lugar terás que desbloquear o bootloader deste Android. Para tal deverás seguir o guia oficial fornecido e elaborado pela própria Motorola, aqui.

Guia passo-a-paso para o Motorola Moto G5S Plus

  • 1º Passo será descarregar a TWRP para o teu Android - AQUI
  • 2º Passo será entrar no modo de bootloader do Android - com o Motorola Moto G5S Plus desligado pressiona o botão On/Off + botão Baixar Volume e liberta assim que entrar no modo bootloader.
  • 3º Passo será conectar (ligar) o teu Android ao PC (computador Windows)
  • 4º Passo será instalar os drivers ADB - AQUI - e o Fastboot no teu PC
  • 5º Passo será entrar na linha de comandos (CMD) ou no Terminal, entrar na pasta de Download e executar - fastboot flash recovery twrp.img
  • 6º Passo será executar, através do mesmo método - fastboot flash recovery twrp.img (muda o nome da recovery para twrp.img).

Findo este processo terás a TWRP instalada no teu smartphone.

Root para o Motorola Moto G5S Plus:

  • 1º Passo será descarregar o Superuser - AQUI - ou o Magisk - AQUI.
  • 2º Passo será entrar no modo recovery. Para tal, em primeiro lugar entra no modo fastboot recovery ao pressionar os botões Volume (diminuir) e posteriormente Volume (aumentar).
  • 3º Passo será limpara a Dalvik e a Cache (wipe Dalvik e wipe cache).
  • 4ºPasso será instalar o ficheiro .Zip a partir do cartão de memória (SdCard) e selecionar o ZIP Superuser que acabaste de descarregar no passo 1.
  • 5º Passo será reiniciar o teu Motorola Moto G5S Plus.

No final deste processo já deverás ter permissões de root no teu Android para posteriormente instalares alguma ROM, por exemplo.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Mais uma vez, executa este procedimento por tua conta e risco. Apesar de ser relativamente fácil existe sempre uma margem de risco associada ao processo de root.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.