Apple iPhone X: As novidades deste revolucionário iPhone

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 4 min.

Enquanto que este era um momento por muitos aguardado, as dúvidas mantinham-se. Seria a Apple mesmo capaz de fazer chegar ao mercado um smartphone ecrã com praticamente sem extremidades? Pois bem, a resposta está aqui. O Apple iPhone X foi hoje apresentado e representa um grande novo passo da empresa norte-americana para a manter firme no topo do mercado.

Vê ainda: Apple iPhone X, iPhone 8 e iPhone 8 Plus já são oficiais!

Assim sendo, analisaremos de seguida todas as novidades do Apple iPhone X, bem como especificações e design, sem esquecer as opções de configuração, preços e data de lançamento.

Design e construção do Apple iPhone X

Este não é, como é óbvio, um iPhone qualquer. Sendo uma edição comemorativa dos 10 anos do iPhone, a Apple garantiu que este não será um terminal sujeito a passar despercebido.

Numa construção em vidro que combina com a armação em alumínio, o iPhone X direfencia-se, na sua traseira, dos novos iPhone 8 e 8 Plus apenas com alguns pormenores como o posicionamento vertical do duplo sensor fotográfico.

Por outro lado, a parte frontal traz a maior novidade do smartphone. Com um incrível ecrã 5.8 polegadas, temos aqui uma "cara"exclusiva no mercado. Todo o ecrã acaba por "derreter" nas laterais e parte inferior do terminal, tendo margens milimétricas e acabando por a parte frontal guardar pouco espaço na parte superior que está reservado para uma panóplia de sensores, a falar mais a baixo.

Especificações e caracteristicas em destaque

A começar pelo ecrã, estamos a falar de uma tela Super AMOLED de 5.8 polegadas e resolução Quad HD (1125x2436), cujo nome dado pela empresa é Super Retina Display. Este combina o melhor de um ecrã OLED com as cores realistas que a Apple tanto gosta de aplicar no seu ecrã.

Há uma ausência algo controversa neste novo dispositivo. A Apple começou a tendência dos sensores biométricos com o Touch ID, que é deixado de parte nesta edição especial. O novo Face ID usa quatro sensores colocados no topo do ecrã (entre eles, a câmara frontal), que recorre ao reconhecimento facial.

Sem um Home Button, as operações passam agora por um deslizar desde o fundo do ecrã para abrir o ambiente de trabalho, enquanto que para o aceder às aplicações abertas, o mesmo movimento acontece, com uma paragem a meio do ecrã para visualizar quais as aplicações abertas.

Com a construção em vidro, a Apple dá ao utilizador a possibilidade de carregar o iPhone X sem fios. Muito contestada no passado por não incluir este funcionalidade, a gigante norte-americana acaba agora por fazer o iPhone X e os iPhone 8 e 8 Plus com carregamento sem fíos.

O Apple iPhone X chegará ao mercado no próximo dia 23 de novembro com um preço a começar nos 999 dólares

Por fim, as "entranhas" temos o potente novo processador Apple A11. Este novo processador de seis núcleos (hexa-core), que separa-se entre potência e baixo consumo, com dois núcleos prontos para a tarefas básicas e gestão energética, enquanto que os restantes quatro núcleos trabalharão em conjunto para oferecer a melhor performance nas tarefas mais exigentes.

A acompanhar o processador estão 3GB de RAM e 64 ou 256GB de memória interna, dependendo da versão escolhida pelo utilizador. O smartphone tem resistência a água e terra, recebendo a certificação IP68. Com entrada USB tipo C, completa-se a lista de especificações com o Bluetooth 5.0, que permite uma ótima conectividade para vários dispositivos.

Câmara

No que toca a fotos, a Apple não pecou por menos. O duplo sensor fotográfico traseiro beneficia de estabilização ótica de imagem, em ambas as câmaras. Estas combinam-se, tendo ambas resolução de 12MP, tendo o sensor principal uma abertura de f/1.8, enquanto que a câmara secundária, dedicada ao Zoom ótico 2x, tem uma abertura de f/2.4.

O novo modo de iluminação em tempo-real foi um dos focos da apresentação no que toca a câmara, juntando-se ao famoso portrait mode que acaba por ser beneficiado pelo novo modo de iluminação facial.

Com a panóplia de sensores que trabalham em conjunto na parte da frente do iPhone X, há novas funcionalidades em destaque para a câmara frontal de 7MP. A possibilidade de interagir com emojis que refletem as expressões faciais do utilizador é uma delas, pelo que esta câmara promete ser uma parte essencial do dispositivo agora que carrega o Face ID como principal modo de desbloqueio do smartphone.

Preços e disponibilidade

O Apple iPhone X chegará ao mercado no próximo dia 23 de novembro e começará nos €1179 em Portugal ($999 nos Estados Unidos da América). Sendo este o novo principal smartphone da Apple, espera-se que o mesmo chegue aos principais mercados a nível mundial, estando incluídos nestes o mercado europeu e o sul-americano.

Por outro lado, não é certo que Portugal e Brasil recebam este terminal logo no dia de lançamento no mercado, o que nos obriga a aguardar por uma data mais exata.

O que achas do novo iPhone X? Deixa nos comentários a tua opinião e continua a seguir a 4gnews para mais novidades.

Outros temas relevantes:

Apple iPhone 8 e iPhone 8 Plus: estes são todos os seus detalhes!

Apple TV – Nova geração com reprodução 4K HDR é agora oficial

Apple Watch Series 3: Novo Smartwatch da Apple oficialmente anunciado