Motorola removeu todas as referências ao Android Oreo para o Moto G4

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Ninguém gosta de mentirosos nem de subterfúgios que acabam por lesar o consumidor. Ninguém gosta quando lhe prometem algo, neste caso a atualização (update) do Motorola Moto G4 (e G4 Plus), para o novo Android Oreo.

Ainda que por vezes as marcas, como neste caso, tentem alterar a história e omitir qualquer referência à prometida atualização os media não deixam passar impune esta vilania.

Vê ainda: lista oficial e taxativa com todos os smartphones com direito ao update para Android Oreo. Lista esta na qual não constava o Motorola Moto G4 nem a sua variante Moto G4 Plus e isto despertou a ira dos fãs e utilizadores deste dispositivo?

A saga do Android Oreo para o Motorola Moto G4

Na altura em que foi apresentado e posteriormente lançado nos mercados, o Motorola Moto G4 prometia atualizações de firmware (software de sistema) oficiais até ao Android O (nessa altura ainda não se sabia o nome do Android 8.0). Este era um dos trunfos da linha Moto G4 e sem dúvida terá convencido vários utilizadores a optar por estes smartphones.

Lista original de smartphones Motorola com atualização para Android Oreo:

  • moto z
  • moto z Droid
  • moto z Force Droid
  • moto z Play
  • moto z Play Droid
  • moto z2 Play
  • moto z2 Force Edition
  • moto x4
  • moto g5
  • moto g5 Plus
  • moto g5S
  • moto g5S Plus
  • moto g4 Plus (Tweet)
  • moto g4 (Tweet)

Agora, depois de a lista oficial ter sido publicada pela marca, gerou-se uma compreensiva indignação junto do público mas a história é mais complicada do que aparenta. A marca referiu que, pelo menos o Motorola Moto G4 Plus receberia o Android Oreo em várias ocasiões.

"A linha Moto Pure como o Moto G4 será atualizada para as versão Android N (que viria a chamar-se Nougat) e para o Android O (que viria a chamar-se Android Oreo)." As provas estão abaixo, na galeria de imagens.

De igual forma, na loja online Amazon da Índia o Motorola Moto G4 ainda apresentará este mesmo infográfico, sem qualquer menção à atualização para Android Oreo. Esta imagem também foi alterada, tal como podem observar pelo vídeo no final desta página.

Android Oreo pode não chegar ao Motorola Moto G4

Infelizmente para a marca e felizmente para os consumidores, na Internet nada passa despercebido e foi através da plataforma gsmarena, que as provas foram compiladas para que todos possam ver e compreender que o prometido, não foi cumprido pela Motorola.

Perante a indignação que se foi agigantando a filial indiana da Motorola, através do seu Twiter, terá assegurado que o Android Oreo chegaria a este smartphone. Contudo, pouco depois, o tweet viria a ser eliminado. Não sem antes vários utilizadores terem feito capturas de ecrã /screenshots da publicação original.

Perante esta postura tudo leva a crer que a marca não atualizará estes smartphones para o novo Android Oreo e, caso o faça, será por vergonha e com receio de que a indignação dos consumidores possa afetar a imagem da empresa e, consequentemente, as vendas e lucros.

Afinal em que ficamos, Motorola?

É uma infelicidade e um gesto triste por parte da Motorola. Marca e construtora que sempre se orgulhou de atualizar os seus equipamentos, de utilizar um Android puro, de ser simples de utilizar e respeitadora dos seus consumidores.

Em última análise é este "dito por não dito" que mais magoa e fere a imagem de toda a marca. Perante esta atuação de uma empresa conceituada os utilizadores devem unir-se e expressarem o seu descontentamento. Só assim a marca poderá ser obrigada a corrigir este rumo de acção.

Para mais informações sobre a este tema e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Não estranharia se a Motorola voltasse com a palavra atrás, mais uma vez, e decidisse libertar este update, pelo menos para o Moto G4 Plus. Caso contrário os utilizadores estarão confinados ao Android Nougat ou, caso estejam dispostos a tal, instalar uma ROM personalizada (custom ROM).

Dentro destas terás sempre a LineageOS baseada no android Oreo e que trará nova vida para este smartphone, perfeitamente capaz de receber as novidades da versão 8.0 deste sistema operativo.

Será que a marca voltará, mais uma vez, atrás e atualizará o seu Motorola Moto G4 e Moto G4 Plus? Uma coisa é certa, duvido que este drama tenha visto o seu último capítulo.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Chiron aparece no GFXBench – Será o Xiaomi Mi Note 3 Pro ?

Instagram está a ficar mais ruidoso e atraente para os investidores

o Z?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.