MIUI 15: eis as possíveis novidades da próxima interface da Xiaomi

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Como manda a tradição, a Xiaomi deverá apresentar a próxima iteração da sua interface para smartphones no próximo outono. Essa será a MIUI 15, baseada no Android 14, e certamente trará várias novidades para os produtos da tecnológica chinesa.

Pese embora ainda seja cedo para a sua revelação, já se especula acerca das funcionalidades que poderão integrar a MIUI 15. Como seria de esperar, algumas delas serão fortemente inspiradas no Android 14 que ainda se encontra em fase beta.

Nova linguagem de design

Uma das novidades que se aponta já para a MIUI 15 é a introdução de uma nova linguagem de design. Um refrescar dos visuais do software da Xiaomi que proporcionará uma experiência de utilização revigorante a todos os utilizadores.

MIUI 15

Naturalmente que a nova linguagem de design da MIUI 15 será inspirada pelo Material You introduzido pela Google no Android 12. Assim sendo, os utilizadores teriam mais opções de personalização do visual do seu smartphone, com a Xiaomi a ir um pouco mais além com a alteração de fontes e ícones.

Mais desempenho e mais autonomia

Estes são dois aspetos basilares de qualquer smartphones e a MIUI 15 não os deverá descurar. Ao que tudo indica, a Xiaomi está a trabalhar numa otimização do código base da MIUI de modo a potenciar este tipo de melhorias em todos os seus dispositivos.

A Xiaomi prometeu que a MIUI 15 seria mais fluída que nunca. Adicionalmente, poderá introduzir um leque de novidades para uma melhor gestão dos recursos energéticos dos seus smartphones, tudo para que a autonomia destes cresça significativamente.

Novas funcionalidades para produtividade e gaming

No campo da produtividade, a Xiaomi poderá disponibilizar funções como um novo modo multitarefa que permita visualizar e alternar entre diversas apps, uma nova aplicação para tomar notas e uma nova app para o seu calendário.

No departamento gaming fala-se num novo launcher que facilite a pesquisa e execução de novos jogos, um modo que otimize o desempenho enquanto estás a jogar e uma ferramenta para gravação do ecrã que permita gravar e partilhar o teu gameplay.

Melhores funções de privacidade

Ainda no centro das preocupações de todos os utilizadores, a privacidade dos utilizadores será melhorada com a MIUI 15. Para tal, poderá ser introduzido um novo painel que permita uma melhor compreensão das configurações de privacidade do smartphone.

Além disso, um novo gestor de permissões para um controlo mais apertado daquilo que cada app pode aceder no teu smartphone. Não menos importante, um novo modo incógnito para navegar na internet.

Novas funcionalidades para a câmara

Neste capítulo, poderemos assistir à implementação de um novo modo noite para melhorar a qualidade geral das fotografias captadas à noite. Um novo modo de retrato com melhor desfoque do cenário e o apoio da IA para uma otimização automática das fotografias.

Novas funções de áudio

Com a MIUI 15, a Xiaomi poderá introduzir o modo Hi-Fi que melhore a qualidade do áudio reproduzido, suporte à tecnologia Dolby Atmos para um som mais envolvente e ainda um novo equalizador que permita aos utilizadores ajustar o som das suas músicas.

Mais segurança e mais acessibilidade

No que concerne à segurança, a Xiaomi quererá fazer com que a navegação pela internet seja mais segura. Para tal, lançará um novo antivírus para procurar malware, uma nova firewall para bloquear acessos indevidos e uma nova app de segurança que permita uma melhor gestão de todas as definições de segurança do smartphone.

No campo da acessibilidade teremos um novo leitor do ecrã que possa ler texto mais alto ou a possibilidade de ampliar texto e imagens. Nota ainda para uma ferramenta que inverta as cores do ecrã.

Importa sublinhar que os dados elencados são fruto de rumores e que nada oficial é sabido sobre a MIUI 15. Informações mais concretas chegarão certamente nos próximos meses, conforme nos aproximarmos do lançamento desta interface.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.