MIUI 14 presenteia smartphones Xiaomi com novo bloatware inesperado

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

As aplicações desnecessárias pré-instaladas em smartphones, também conhecidas como bloatware, são uma constante. Principalmente em marcas com a própria user interface, como é o caso da Xiaomi, essa pré-instalação de aplicações é usada para reduzir custos.

Isto significa que, por exemplo, um smartphone da Xiaomi chega normalmente com o browser Google Chrome e Navegador Mi pré-instalado. Mas nas ROMs de alguns equipamentos a marca está a ir mais longe e a trazer um terceiro browser pré-instalado.

Opera Browser estará pré-instalado em algumas ROMs da MIUI 14

Quem o afirma é o leaker Kacper Skrzypek, que fez a revelação no Twitter. Além do Google Chrome e Navegador Mi, alguns smartphones estão a chegar também o Opera Browser pré-instalado.

Now some #MIUI ROMs have THREE preinstalled browsers: Chrome, Mi Browser, and... Opera (added in some new MI and IN ROMs).Opera is uninstallable on Global (MIXM) ROMs, but not on India ROMs (INXM).No sign of Opera on the latest EEA/RU/TW/ID/TR ROMs (checked about 20 ROMs). pic.twitter.com/V56R0ngF5L

— Kacper Skrzypek 🇵🇱 (@kacskrz) 10 de abril de 2023

Ao que refere a mesma fonte, no caso das versões globais onde o Opera Browser se encontra, pode ser desinstalado. Mas é referido que tal não é possível para quem tenha a versão indiana da MIUI 14 da Xiaomi.

Deves ter em conta que esta chegada do Opera Browser acontece em dispositivos que já tenham o patch de segurança de março de 2023, segundo a mesma fonte. Devendo assim chegar a vários equipamentos com esta versão da ROM.

Devemos recordar que não passaram muitos meses desde que a Xiaomi prometeu que os seus smartphones passariam a chegar com menos bloatware. Pelo que a introdução de bloatware inesperado não é propriamente cumprir essas promessas.

O que podemos dizer é que, pelo menos na nossa unidade de testes do Redmi Note 12 Pro, não há sinais do Opera Browser. Veremos em futuras atualizações se isso se mantém.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.