Samsung: estes smartphones não instalam atualizações da Google Play Store

Rui Bacelar
Comentar

Em causa está uma falha, um erro, presente em alguns smartphones Samsung Galaxy que, de momento, os impede de instalar atualizações do sistema através da loja Google Play Store. Desse modo, se há algum tempo que não recebes atualizações da Google Play e usas um smartphone Samsung, muito provavelmente fazes parte desse grupo de modelos afetados.

Em causa estará um bug que impede a instalação e atualização com a versão mais recente da plataforma Google Play Store. A tecnológica sul-coreana estará a par do assunto, com uma correção a ser preparada.

No entanto, até lá, são vários os modelos que continuam sem a versão mais recente da Play Store e serviços conexos.

Não consegues atualizar a versão da Google Play no teu Samsung? Não estás sozinho!

Samsung Galaxy Google Play Store

Mais concretamente, modelos como as gamas Galaxy S21, Galaxy S22, bem como os modelos Galaxy A53, entre outros. Ou seja, temos vários modelos extremamente populares da marca, desde os seus topos de gama até aos smartphones mais cativantes de gama média, os seus Galaxy A53.

As queixas chegaram até ao nosso conhecimento através do fórum oficial da Samsung, porém, estão também presentes através da comunidade Reddit. Nota que em causa não estão as atualizações do sistema operativo, nem das apps no teu Samsung.

As atualizações do sistema Google Play são marcadamente distintas das atualizações do Android. Mais concretamente, este tipo de atualizações incluem mudanças relacionadas com os serviços da Google.

Ou seja, são elementos que o respetivo desenvolvimento e distribuição não depende da fabricante, neste caso a Samsung, mas sim da Google.

Smartphones como os Galaxy S21, Galaxy S22 e Galaxy A53 entre os afetados

Tal como se atesta pelas fontes supracitadas, estas são as três principais gamas que, de momento, estão sem atualizações do sistema Google Play. Não que tal tenha um impacto diretamente negativo no seu funcionamento, mas continuam sem as versões mais recentes de vários serviços Google.

Mais concretamente, geralmente a última atualização da plataforma Google Play é de julho de 2022. Até ao momento, os modelos supracitados não conseguem atualizar esta plataforma, com alguns a "saltar" para a distribuição de novembro de 2022.

A problemática prender-se-á com a forma como a atualização One UI 5 e o Android 13 opera nos smartphones Samsung. Isto porque a maioria dos casos relatados foram apontados por utilizadores que já receberam a última versão do sistema e interface da Samsung.

Resta-nos aguardar por uma correção da Google ou da Samsung

Por fim, tendo em conta que este tipo de atualizações depende sobretudo da Google, e apesar de a Samsung já estar a par do sucedido, resta saber quem é que fornecerá a correção.

Entretanto, os utilizadores terão que aguardar um pouco mais até que a situação esteja resolvida, não existindo, todavia, riscos de segurança.

You did a pretty good job with the OneUI 5.0 campaign etc but now it's time to put some light on a big issue, Most S22's and lots of other devices are stuck on July Google Play System update we need to make a push so Google and Samsung fix this issue!!! https://t.co/iSIDwy4GUP

— News Headquarters (@TheNewsHQ) 2 de janeiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt