A mais recente iteração da interface própria da Xiaomi, a MIUI 14, foi apresentada no passado fim de semana, na China. Foi durante o evento de apresentação dos smartphones Xiaomi 13 que ficamos a conhecer as novidades desta interface baseada no Android 13 da Google, a chegar também aos tablets da marca.
Temos ótimas notícias para os utilizadores deste produtos da tecnológica liderada por Lei Jun, uma vez que a maioria dos produtos recentes receberá a atualização de sistema.
As confirmações foram reveladas através do fórum Xiaomi Community, o portal oficial da marca dedicado aos fãs e utilizadores dos seus produtos.
A interface MIUI 14 é baseada no sistema operativo Android 13 da Google
Sumariamente, estes são os modelos que, a partir do início de abril de 2023 receberão a MIUI 14:
- Xiaomi Pad 5 Pro 12.5
- Xiaomi Pad 5 Pro 5G
- Xiaomi Pad 5 Pro
- Xiaomi Pad 5
- Redmi Pad
Estes são os modelos com atualização oficialmente confirmada no fórum da marca. Note-se também que a data prevista para o início da distribuição via OTA (over the air) aponta o mês de abril como ponto de partida.
Atualmente, contudo, apenas os seus dois novos smartphones topo de gama - Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro - utilizam a mais recente versão da interface baseada já no Android 13 da Google.
Durante os próximos meses a tecnológica atualizará também esta lista de smartphones com atualização já confirmada. Para os modelos em questão as novidades começarão a chegar a partir de fevereiro de 2023.
Distribuição da MIUI 14 começa na China durante o 1.º trimestre de 2023
A chegar em primeiro lugar aos smartphones da marca, com destaque para a distribuição primária na China logo a partir de janeiro de 2023, o resto do mundo pode contar com as novidades a partir de fevereiro. Porém, para os tablets Xiaomi e tablets Redmi, as novidades chegam mais tarde, a partir de abril.
Note-se ainda que no ano passado, com a distribuição da MIUI 13, a tecnológica referiu diferentes versões da interface consoante a plataforma a que se destinavam. Concretizando, tivemos referências à MIUI 13 Pad (para tablets), MIUI 13 Fold (para smartphones dobráveis), bem como a versão base para smartphones.
Porém, a apresentação oficial da MIUI 14 não deu a conhecer diferentes estirpes para esta interface. Ao que tudo indica, teremos uma só versão oficial, sem prejuízo da inclusão de funções específicas para diferentes tipos de produtos.
Por fim, até à distribuição global oficial desta interface a Xiaomi disponibilizará versões weekly beta, versões de teste semanais através do seu programa de testes Beta.
Para quem tiver um tablet Xiaomi, pode assim esperar pelas novidades a partir de abril do próximo ano.
Editores 4gnews recomendam: