Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

MIUI 14 chega finalmente a este smartphone barato e bom da Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O vasto leque de smartphones Xiaomi com direito à atualização MIUI 14 continua a aumentar à medida que esta atualização de sistema fica disponível para mais modelos. Entre estes conta-se agora o POCO M3 na sua versão global, com o Android 13 já disponível para instalação.

Em causa está a variante global e europeia (Global e EEA) do smartphone Xiaomi POCO M3, após esta mesma MIUI 14 ter chegado já aos smartphones Xiaomi 12 Pro, bem como ao POCO F4. Assim, à medida que mais uma ronda de atualizações chega ao fim, temos outros modelos a iniciar o ciclo de updates.

POCO M3 é um dos smartphones qualidade / preço mais populares da Xiaomi

smartphone POCO M3
Os vários esquemas de cor para o smartphone Xiaomi POCO M3.

Importa frisar que o smartphone POCO M3 foi lançado em novembro de 2020 e nem estava incluído na listagem oficial de smartphones a receber no início de 2023 esta atualização. Porém, a Xiaomi decidiu contemplar os utilizadores deste smartphone qualidade / preço com o novo update de sistema, trazendo nova vida a este dispositivo móvel.

Importa frisar também que o smartphone tem acesso à MIUI 13, baseada no Android 12 e, gradualmente, receberá também a MIUI 14 baseada no Android 13. Temos sobretudo melhorias na gestão energética, aumentando ligeiramente a autonomia de bateria.

smartphone Xiaomi Poco M3 Pro 5G

Ecrã: IPS LCD 6,5'' Full-HD+ a 90 Hz
Processador: Dimensity 700 (7 nm) da MediaTek
RAM: desde 4 GB
Armazenamento: desde 64 GB
Câmaras: 48+ 2 + 2 MP / 8 MP
Bateria: 5 000 mAh a 18 W

Lançamento: maio de 2021

Em simultâneo, podemos encontrar novos atalhos, uma melhor organização de botões e menus de acesso a definições e funcionalidades do dispositivo, agora simplificadas. Por fim, temos também várias correções de erros e bugs a apontar.

Note-se ainda que o POCO M3 chegou ao mercado com três modelos, ou versões principais. Temos assim a versão base - POCO M3, o POCO M3 Pro 5G (com melhores especificações), bem como o POCO M3 Pro.

POCO M3 da Xiaomi chegou ao mercado com a MIUI 12 em 2020

O smartphone chegou às lojas no final de 2020 com a MIUI 12. Agora, recebe aquela que provavelmente será a sua última grande atualização de sistema com a MIUI 14. Em causa estão as compilações V13.0.3.0.SJFMIXM, V13.0.1.0.SJFEUXM, e V13.0.1.0.SJFINXM para estes smartphones Android com boa relação qualidade / preço e ainda muita vida.

O início da distribuição da MIUI 14 para estes dispositivos móveis teve agora lugar, pelo que poderá ainda demorar algumas semanas a chegar a todas as unidades em Portugal. Aliás, de momento apenas os utilizadores inscritos no programa Pilot, têm acesso ao firmware.

smartphone Xiaomi Poco M4 Pro 5G

Ecrã: IPS LCD 6,6'' Full-HD+ a 120 Hz
Processador: SDimensity 810 (6 nm) da MediaTek
RAM: desde 4 GB
Armazenamento: desde 64 GB
Câmaras: 50 + 8 MP / 16 MP
Bateria: 5 000 mAh a 33 W

Lançamento: novembro de 2021

Atualmente já temos no mercado um novo modelo na forma do Xiaomi POCO M4 Pro 5G que apresenta uma francamente superior relação qualidade / preço. Ora, não só é consideravelmente mais novo, como o seu processador e câmaras são melhores.

Será, contudo, uma questão de tempo até que esta mesma MIUI 14 traga finalmente o Android 13 com otimizações de desempenho, autonomia e mais funções para este bom trio de telemóveis Xiaomi.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.