MIUI 13.5 e ColorOS 13 baseadas em Android 13 já em desenvolvimento

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Com o Android 13 a ser revelado no próximo mês de maio, as principais marcas apressam-se a adaptar as suas interfaces para o novos sistema operativo Google.

E, ao que tudo indica, a Xiaomi e a OPPO estão à frente na corrida e neste momento estão já a desenvolver as próximas versões das suas interfaces, Xiaomi 13.5 e ColorOS 13.

Descoberto design do logótipo da MIUI 13.5

MIUI 13.5
À esquerda no ecrã está o novo logótipo da MIUI 13.5 Crédito@Xiaomiui

A conferência Google I/O 2022 tem data marcada para 11 e 12 maio e, muito provavelmente, é neste evento que a gigante tecnológica vai apresentar o seu próximo sistema operativo Android 13.

Como não podia deixar de ser, as principais marcas de smartphones que baseiam os seus modelos no sistema operativo da Google, terão que preparar versões novas das suas interfaces para receber o Android 13.

E aparentemente Xiaomi e OPPO estão à frente na corrida e neste momento estão já a trabalhar na MIUI 13.5 e ColorOS 13, respetivamente. A informação chega através do leaker Digital Chat Station que avança ainda que a interface da OPPO deverá ser disponibilizada no segundo semestre deste ano.

Infelizmente, o conhecido leaker não avança uma possível data de lançamento para a MIUI 13.5, mas recentemente o novo logótipo da interface foi detetado no código oficial da Xiaomi.

Apesar das fortes semelhanças com o logo anterior, há uma pequena grande diferença que indica a nova versão da interface. Foi removida uma barra no número "3" que faz com que se pareça com o número "5". Um design subtil que até pode passar despercebido aos utilizadores menos observadores, mas que sugere que se trata da nova versão 13.5 da MIUI.

De resto, o novo design apresenta-se com cores diferentes e de uma forma mais simples e elegante. Vários especialistas sugerem que estas duas características podem representar a própria interface que deverá chegar mais intuitiva, fácil de utilizar e, pelo vistos, elegante.

Primeira versão Developer Preview do Android 13 apenas disponível para smartphones Pixel

Entretanto, e segundo o cronograma de lançamentos da Google, a primeira versão Developer Preview do Android 13 está disponível. Mas para já esta disponibilidade é apenas para os smartphones Pixel da gigante tecnológica.

Ainda que a Google possa apresentar o novo Android 13 na sua conferência marcada para o mês de maio, os utilizadores vão ter ainda que aguardar algum tempo para que chegue a versão estável aos seus smartphones.

Aliás, apenas no final deste ano é que os utilizadores podem receber a versão estável nos seus equipamentos. No entanto, a seguir à apresentação da Google poderá ficar disponível uma versão beta do novo Android 13. Mas ao que tudo indica, poderá ser elegível para smartphones topo de gama das principais marcas a operarem sob Android, como por exemplo os modelos Galaxy S22 da Samsung ou a série 12 da Xiaomi.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt