O primeiro smartphone com Android One a ser lançado pela empresa liderada por Lei Jun continua a receber a atenção e carinho da comunidade de utilizadores. Prova disso é o facto de já poder "rodar" do Android 13, isto no smartphone Xiaomi Mi A1 já com 5 anos.
Foi um dos primeiros e certamente um dos melhores rivais e alternativas aos smartphones Google Pixel a estar disponíveis também em Portugal, sobretudo na altura em que eram realmente baratos. Por cerca de 300 euros, tínhamos aqui uma excelente máquina Android.
Xiaomi Mi A1 tem agora direito ao Android 13 da Google
Volvidos já cinco anos desde a sua chegada ao mercado, o Xiaomi Mi A1 foi um dos primeiros smartphones com Android One realmente populares no mercado global. Ademais, foi o primeiro modelo da marca a chegar ao mercado com este software da Google.
A promessa era incrível. Atualizações fornecidas diretamente pela Google, sem a MIUI que caraterizava os telemóveis da Xiaomi, mas cujo cunho era ainda muito asiático, em demasia para alguns utilizadores da marca em Portugal e demais mercados na Europa.
Era precisamente aqui que o Android One poderia fazer a diferença, ao dotar um excelente hardware (para o preço) de um software aprazível para o consumidor europeu. Infelizmente, o software seria um dos "contras" neste telefone perante inúmeros lançamentos com bugs que muito prejudicaram a reputação deste bom projeto.
Finda a sua vida útil, o smartphone continua a receber a atenção da comunidade
Importa frisar que esta possibilidade de correr o Android 13 não lhe advém de forma oficial. Isto é, não se trata de uma atualização oficial de sistema, direito que já perdeu há vários anos, mas sim graças aos esforços da comunidade de programadores.
Aliás, já desde o final de 2022 que as primeiras ROM's personalizadas ou custom ROM's começaram a trazer o Android 13 para este mítico smartphone Xiaomi. Agora, temos mais uma com a chegada da Spark OS na sua mais recente compilação.
Assim sendo, temos já as ROM's Spark OS, PixelPlusUI, PixelExperience e ArrowOS. Todas baseadas no sistema operativo Android 13 da Google e todas compatíveis com o smartphone Xiaomi Mi A1.
Smartphone continua vivo graças à comunidade de programadores
Tal como avança a publicação Gizmochina, este é um dos smartphones cuja comunidade de utilizadores e programadores não deixa de nos surpreender. Tantos anos após a sua chegada ao mercado, continua a ser possível dar-lhe nova vida.
Por fim, caso tenham um smartphone Xiaomi Mi A1 podem encontrar todas as ROM's personalizadas, no seu repositório no portal XDA Developers. Este é um daqueles (bons) smartphones que se recusa a morrer.
Editores 4gnews recomendam: