
Não é só a minissérie "Irmãos de Armas" que vai deixar a Netflix já no próximo domingo, 14 de setembro. Há outra produção dos mesmos criadores – Tom Hanks e Steven Spielberg – que também vai sair do catálogo português da plataforma de streaming.
Estamos a falar de outra minissérie também ela de 10 episódios: "Pacífico", que conquistou uns impressionantes 8 Emmys. Trata-se de uma obra inspirada em memórias reais dos fuzileiros Robert Leckie, Eugene Sledge e John Basilone, condecorado herói de guerra.
O enredo de Pacífico
A história começa logo após Pearl Harbor, em 1941, com os EUA a entrarem na guerra e segue a vida destes três elementos que fazem parte de um esquadrão da Marinha durante a campanha no Pacífico.
A minissérie mergulha nas profundidades da guerra, desde as maiores barbáries até às dificuldades logísticas com que os soldados se depararam nas ilhas, mas também de que forma o conflito armado os afetou psicologicamente.
O primeiro combate acontece após o desembarque em Guadalcanal. Aqui Leckie e Basilone debatem-se com condições insalubres, doenças e confrontos que causam inúmeras baixas de parte a parte.
Seguem-se batalhas igualmente marcantes como a de Cape Gloucester ou a de Peleliu, que foi travada em plena selva. É aqui que Sledge, um jovem muito inexperiente, vive pela primeira vez os horrores da guerra, que ficarão para sempre marcados na sua mente.
Um dos grandes destaques da obra é a história de John Basilone, que após ser defrontar os japoneses em Guadalcanal, é condecorado com Medalha de Honra nos EUA.
Porém, quando todos esperavam que os seus tempos de guerra tivessem chegado ao fim, regressa ao campo de batalha, onde perde a vida na famosa batalha de Iwo Jima.
Por fim, também o regresso a casa dos soldados é retratado de forma exímio na série.
A opinião da crítica
No Rotten Tomatoes, a produção segue com 89% de aprovação entre a crítica, bem como o selo de Fresh. É uma das grandes minisséries que estão no catálogo da Netflix (e da HBO Max).
"Uma exploração honesta, embora assustadora, da Segunda Guerra Mundial. É uma minissérie visualmente deslumbrante, não para os mais sensíveis", escrevem os críticos de forma unânime.
Mais Netflix
- Os melhores filmes da Netflix para ver em Portugal
- Os melhores filmes de terror na Netflix em Portugal
- Os melhores documentários da Netflix em Portugal