Milhões de usernames e passwords de contas do Yahoo, Microsoft e Gmail expostos online

Tiago Vahía Pessoa

Um grupo de investigadores de segurança afirmou hoje que milhões de usernames e passwords de serviços como o Yahoo, Microsoft e Gmail ou até mesmo o Mail.ru estão a ser trocados e/ou comercializados online. Esta descoberta é uma das maiores desde os ataques informáticos que atingiram os principais bancos dos EUA há dois anos atrás.

Vê ainda: Vodafone Portugal erra e põe o Huawei P9 à venda por 295€

Esta questão levanta a problemática do analfabetismo informático, pois há muita gente a usar a mesma password e o mesmo email ou username para vários serviços, como o Facebook, Instagram, etc… O que torna também essas contas permeáveis à circulação deste tipo de informações.

Assim sendo, se desconfias que a tua password possa estar nessa lista negra, recomendo que a alteres rapidamente para uma password mais segura e que tomes as medidas de segurança que hoje em dia todos estes serviços disponibilizam; nomeadamente procedendo à activação da verificação em dois passos. Pois nesse caso, mesmo que tenham tido acesso à tua password precisariam do teu smartphone ou telemóvel para entrar na tua conta.

Hoje em dia não há desculpas para que te deixes atingir por este tipo de ataques. Basta que tomes a tua dose de prevenção.

Talvez queiras ver:

  • A Razer está a preparar um dispositivo móvel, smartphone a caminho?
  • Apple Music: Serviço de música da Apple terá “nova cara” em breve
  • Space X: Vê aqui em direto o lançamento de mais um foguetão