A Microsoft anunciou ontem (7) os seus planos para treinar 2 milhões de pessoas com competências em Inteligência Artificial (IA) na Índia até 2025. O anúncio foi feito pelo CEO Satya Nadella durante o evento Microsoft CEO Connection em Mumbai.
Segundo a empresa, os cursos ajudarão a preparar a futura força de trabalho para "aproveitar o potencial da IA" e serão ministrados em colaboração com governos, organizações sem fins lucrativos, empresas e comunidades.
Para o CEO, a Índia está “numa posição única para tornar realidade a promessa da IA”
Em janeiro, a Microsoft realizou o AI Odissey, um programa de um mês que capacitou 100 mil desenvolvedores na Índia sobre as mais recentes tecnologias e ferramentas de IA. Esta iniciativa faz parte do esquema ADVANTA(I)GE INDIA, que visa treinar 2 milhões de pessoas no país até 2025.
Durante o Microsoft CEO Connection, Nadella reiterou o compromisso da empresa em apoiar a transformação da Índia numa nação que prioriza a IA, com o objetivo de tornar-se autossuficiente, contando com uma força de trabalho qualificada em IA e todos os setores e indústrias capacitados.
“A Índia está numa posição única para tornar realidade a promessa da IA [...] Estamos empenhados em estabelecer parcerias amplas entre os setores público e privado para ajudar a colmatar a lacuna de competências em IA do país e criar novas oportunidades em todo o país”, afirmou o CEO da Microsoft.
Segundo informações da Microsoft, as formações vão concentrar-se em cidades de nível 2 e nível 3, ou seja, áreas urbanas emergentes com populações menores do que grandes aglomerados urbanos, bem como áreas rurais.
Entre os planos de capacitações, a empresa citou parcerias com governos nacionais e estaduais para oferecer formação básica e avançada em IA para 500 mil estudantes e candidatos a emprego e formação aprofundada em habilidades técnicas de IA para 100 mil mulheres jovens.
Além disso, a Microsoft planeia ações para aumentar a consciencialização sobre o uso responsável de IA e possibilitar carreiras habilitadas para IA para 400 mil estudantes de escolas em regiões remotas e tribais.
O amplo crescimento da Microsoft na IA
Desde o sucesso do ChatGPT da OpenAI, o desenvolvimento de plataformas e ferramentas que utilizam a tecnologia disparou. Natural da Índia e à frente do comando da Microsoft há 10 anos, Nadella destaca o impacto que a IA terá no PIB mundial.
Durante o evento, o CEO estimulou os países a investirem pesadamente na tecnologia, algo que a Microsoft vem fazendo nos últimos tempos. No mês passado, inclusivamente, ela tornou-se a segunda empresa a superar uma avaliação de US$ 3 biliões, marca alcançada anteriormente pela Apple.
A nova conquista coincide com a ampla recuperação da empresa e os seus investimentos na IA. E esses investimentos não parecem ter data para enfraquecer.