Microsoft Teams: atualização pode resolver problema de ativar microfone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft está a preparar uma nova atualização para a sua plataforma Teams. Atualização essa que tem como objetivo resolver um problema comum a muitos utilizadores na funcionalidade Mute.

A ideia é incluir um novo atalho que permita aos utilizadores ativar de forma rápida e temporária o som. O modo de funcionamento do atalho é semelhante ao de um walkie-talkie, ou seja, assim que o utilizador pressionar em simultâneo as teclas Ctrl+Espaço, o microfone é ativado.

Está previsto que a empresa consiga disponibilizar esta nova opção até ao final de outubro a todos os utilizadores da plataforma Teams.

Atalho para microfone já existe na versão atual

microsoft teams

De salientar que o Microsoft Teams inclui já um atalho de teclado para ativar e desativar o microfone. Mas o facto de serem necessárias três teclas (Ctrl+Shift+M) tem levado muitos utilizadores a não recorrerem a este recurso, optando antes por deixar o microfone ligado.

Este novo atalho Ctrl+Espaço pode também facilitar a vida dos utilizadores de portáteis que já se tinham queixado do tempo que demoravam a ativar o microfone.

Esta notícia surge depois de a Microsoft ter apresentado novas soluções para um trabalho híbrido, ou seja, presencial e à distância. Tecnologia de rastreamento de som, reconhecimento de pessoas e a integração do Apple CarPlay no Microsoft Teams foram algumas das novidades apresentadas na semana passada.

Recorde-se ainda que a Microsoft resolveu adiar, sem data definida, o regresso presencial dos colaboradores aos seus escritórios, devido à evolução da variante Delta da Covid-19. Por outro lado e após um inquérito feito aos seus colaboradores, a Microsoft apurou que 90% dos seus funcionários sentem-se incluídos na cultura da empresa, mesmo trabalhando remotamente.

Sobre estes dados, Satya Nadella, CEO da Microsoft, afirma que “os dados agora revelados mostram-nos que não há uma abordagem única ao trabalho híbrido, uma vez que as expetativas dos colaboradores continuam a mudar. A única forma de as organizações resolverem esta complexidade é abraçar a flexibilidade em todo o seu modelo operacional, incluindo a forma como as pessoas trabalham, os locais onde habitam e como abordam o processo de negócio.”

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt