Microsoft Surface Pro 10 e Surface Laptop 6 chegam em 2024 como “primeiros PCs IA”

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Vários fabricantes de computadores portáteis estão a preparar-se para lançar novos modelo IA já no próximo ano. A Microsoft não é exceção e vai disponibilizar o Surface Pro 10 e Surface Laptop 6 como os “primeiros PCs IA” da sua geração. A informação chega através da publicação Windows Central.

Modelos Microsoft chegam com processadores da Intel e da Qualcomm

imagem do Microsoft Surface Laptop Studio 2
Este ano, a Microsoft lançou o Surface Laptop Studio 2 que está disponível em Portugal por um custo de 2.259 euros Crédito@Microsoft

Poucas são as informações conhecidas sobre os dois novos modelos. Mas a publicação Windows Central está a avançar que estes vão chegar equipados com os processadores Meteor lake 14ª geração da Intel e com o Snapdragon X Elite da Qualcomm.

Ambos os processadores vão também contar com um chip de processamento neural dedicado. Afinal é suposto estes modelos serem os “primeiros Pcs verdadeiramente IA” da marca.

A mesma publicação afirma que os dois equipamentos estão a ser desenvolvidos para a próxima versão do Windows que tem o nome de código Hudson Valley.

A Windows Central aumenta também as expetativas para o alto desempenho dos dois novos portáteis, ao afirmar que a Microsoft quer competir com os equipamentos da Apple que integram o processador M2 da marca.

Novos portáteis da Microsoft vão ser alvo de outras melhorias

Mas os novos processadores não serão as únicas novidades dos dois modelos IA da Microsoft. De acordo com as informações divulgadas, o Surface Laptop 6 chega com uma moldura mais fina e vai ter um botão Co-Pilot dedicado no teclado.

Por sua vez, o Surface Pro vai ganhar um ecrã com mais brilho, suporte HDR e um novo revestimento antirreflexo.

Ainda segundo a publicação Windows Central ambos os modelos vão ser lançados pela Microsoft no próximo ano, numa data ainda desconhecida.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt