Microsoft Surface: o que esperar do próximo evento a 12 de outubro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Microsoft apresentará novos produtos a 12 de outubro, esta é a única certeza. Tal como a própria gigante de Redmond já fez antever nas suas redes sociais, o próximo evento Surface de outono trará, em princípio, uma nova geração de Surface Pro, Laptop e também um novo Studio.

Os rumores apontam para pelo menos três grandes produtos a serem lançados muito em breve, bem como uma nova gama de acessórios, e quiçá, outros periféricos. É certo e sabido, contudo, que este será um dos maiores eventos da marca para 2022.

O que esperar? Bom, vejamos o quanto nos dizem os rumores e fugas de informação até à data.

1. Microsoft Surface Pro 9

Microsoft Surface

Em primeiro lugar contamos com uma nova geração do seu portátil híbrido, o tablet que redefiniu o segmento (e criou um novo nicho para si). Em causa está o Surface Pro 9 que, como aponta a publicação Windows Central, deve surpreender pelo desempenho.

Aponta-se também para uma fusão entre o Surface Pro X, baseado em ARM, e os demais modelos da gama Surface. Portanto, o consumidor poderá optar pelo tipo de processador que preferir com base nas suas necessidades e / ou orçamento.

Contamos com uma significativa melhoria no desempenho de todos os modelos Surface Pro, sobretudo os que usarem a 12.ª geração dos processadores Intel i5 e Intel i7. Por outro lado, os processadores ARM deverão trazer a geração SQ3.

Microsoft Surface

Por outro lado, contamos com um máximo de 32 GB de memória RAM, bem como até 1 TB de armazenamento. Para além disso, é provável que alguns modelos tenham ligação às redes móveis, com as versões-base "limitadas" ao Wi-Fi.

É esperado que a Microsoft mantenha o formato geral do produto, com construção metálica e, possivelmente, melhorias para o ecrã com alta taxa de atualização a 120 Hz. Ademais, a câmara frontal também deve melhorar para facilitar o trabalho remoto.

Surface Pro 9Common for all variants:- RES: 2880x1920- 12th gen cpu (Intel EVO)- Windows 11 Home- Intel Xe Graphics (integrated graphics)- BT 5.1 + WiFi 6

— Aggiornamenti Lumia (@ALumia_Italia) 7 de outubro de 2022

Há, contudo, notícias menos positivas mas igualmente previsíveis. Segundo aponta a publicação WinFuture, a nova geração pode começar nos 1 300 euros para a versão com Core i5, com 256 GB de armazenamento.

2. Microsoft Surface Laptop 5

Microsoft Surface

A última atualização ao Microsoft Surface Laptop 5 ocorreu na primavera de 2021. Portanto, contamos com novidades neste segmento premium com o seu ultra book a precisar de novos internos e caraterísticas reforçadas para se afirmar em 2022 e 2023.

Segundo ambas as fontes supracitadas - Windows Central e WinFuture - teremos uma nova geração para este produto. Ou seja, muito em breve devemos ficar a conhecer o Surface Laptop 5 com melhorias significativas no seu interior.

Assim sendo, contamos com dois novos modelos - 13,5 polegadas e 15 polegadas. Em ambos poderemos encontrar os mais recentes Intel i5 e Intel i7 de 12.ª geração.

Por outro lado, de acordo com a WinFuture, não teremos nenhum Surface Laptop 5 com processador AMD. Não obstante, podemos ter, pela primeira vez, o suporte para Thunderbolt 4.

Por fim, esteticamente não contamos com mudanças significativas ou disruptivas, o que neste caso pode ser algo muito positivo.

3. Microsoft Surface Studio 3

Microsoft Surface Studio

A versão mais recente foi lançada em 2018, o computador de secretária propriamente dito. Entretanto, tivemos também o Laptop Studio, disponível desde 1 729 €, mas também a precisar de uma atualização interna e externa.

Felizmente, aponta a publicação Windows Central, teremos novidades neste campo. Em causa está o Surface Studio 3 que pode integrar um ecrã de 28 polegadas, suporte para a stylus, bem como a 11.ª geração (nada de 12.ª geração) do processador

Teremos um design similar à estação de trabalho de 1.ª e 2.ª geração, com o seu versátil mecanismo e base, para além de um sério reforço nas caraterísticas internas do produto.

Por fim, de momento não temos informações sobre o possível preço de venda ao público, mas seguramente não será barato.

4. Acessórios, periféricos e outras surpresas da Microsoft

Microsoft Surface

Há ainda espaço para novos ratos, acessórios e quiçá teclados da tecnológica de Redmond. É muito provável que a Microsoft lance novos ratos e outros itens fabricados com plástico reciclado como parte da sua vertente eco sustentável.

Em simultâneo, também poderemos ficar a conhecer um novo Mini PC, apelidado para já de Project Volterra, ainda que a sua existência seja dúbia.

Por outro lado, segundo aponta Zac Bowden, da publicação Windows Central, teremos uma nova geração do teclado Surface Keyboard, bem como uma nova Surface Pen que podem integrar o computador Surface Studio 3.

Here's a first look at the refreshed Surface Keyboard and Surface Pen, which I assume are being updated for the upcoming Surface Studio 3 this fall pic.twitter.com/RJs8qYrkar

— Zac Bowden (@zacbowden) 31 de agosto de 2022

Por fim, não há indícios de novos smartphones da Microsoft com Android, como seria o caso do Surface Duo 3. Por outro lado, de momento não contamos com um novo modelo para o Surface Go, ainda que surpresas possam sempre ocorrer.

A Microsoft apresentará as novidades a 12 de outubro, pelo que estaremos naturalmente atentos às mesmas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.