Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Devolo WiFi 6 Repeater 5400 Review: finalmente um repetidor que resolveu os meus problemas de Wi-Fi

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 6 min.

A Devolo é uma empresa com 20 anos de história, conhecida pela fiabilidade dos seus produtos de rede inteligente, de onde destacamos os dispositivos de mesh. Já tive oportunidade de os testar no passado, e são capazes de revolucionar a tua rede Wi-Fi em casas de grandes dimensões.

Recentemente, como te contei neste artigo, a Devolo apresentou novos produtos. Em Lisboa, assisti à apresentação dos Devolo WiFi 6 Repeater 3000 e Devolo WiFi 6 Repeater 5400. Tive oportunidade de testar o modelo mais potente (5400) ao longo das últimas semanas num apartamento, e posso dizer-te que finalmente resolveu os meus problemas de Wi-Fi.

Devolo

Os primeiros passos com o Devolo WiFi 6 Repeater 5400

Para contextualizar, este Devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400 tem um formato desktop e chegou ao nosso mercado por 149,90 €. Ao contrário dos dispositivos powerline, este não vai expandir a tua rede Wi-Fi através da corrente elétrica.

Este vai ter de ser colocado numa posição intermédia face ao teu router principal. Aí farás a configuração do mesmo, que se revela bastante simples como a Devolo nos habituou. No meu caso, fi-la através da instalação da app Devolo Home Network, disponível para Android e iOS.

Após ser feita a configuração, é bom realçar que podes usar este produto como repetidor (que foi o meu caso), ou como “Access Point”. No meu caso, apenas tenho de o colocar no sítio mais conveniente. Caso queiras usá-lo como Access Point, terás de ter entradas para cabos de rede pela casa.

IMG_2672.jpg

LEDs frontais ajudam a perceber a força do sinal capturado

Como em todos os repetidores, a maior limitação vai ser do teu sinal de origem e de onde vais colocar o produto. E é também com os LEDs frontais onde este produto da Devolo se destaca.

Estes LEDs frontais indicam a força do sinal capturado pelo Devolo WiF6 6 Repeater 5400. Desta forma, podes movê-lo pela casa e encontrar o melhor sítio para este ter uma boa receção de sinal. Só dessa forma poderá repetir esse sinal também da melhor forma.

IMG_2672.jpg

Como é óbvio, o sinal recebido até pode ser excelente. Mas se o teu router ou a tua internet não for rápida o suficiente, não é este repetidor que vai magicamente fazer com esta fique mais rápida. Onde ele se vai destacar é a expandi-la com melhor qualidade a pontos mais longe do local onde colocaste o teu router principal.

Como instalar o Devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400

Devolo
Escolhe a opção "Repeaters", seguida de "WiFi 6 Repeater 5400" e escolhe "Inseri o dispositivo" após o ligares à tomada
Devolo
Após os LEDs acenderem, clica nessa opção. A seguir clona o Wi-Fi com o ajuste da função WPS. Basta segurares esse botão no teu router, e selecionares essa opção. A seguir prime o botão ADD
O Botão WPS no router
O Botão WPS no router deve ficar a piscar
Devolo
Após a configuração podes abrir as dicas de posicionamento ou ver a vista geral da rede

Os resultados efetivos com o Devolo WiFi 6 Repeater 5400

Após ser feita a instalação, atualizei manualmente o firmware para versão mais recente à data de escrita (5.10.3). Este é um produto vocacionado para uso em pequenas casas ou apartamentos, e foi nesse cenário que o testei num T2.

Como podes ver pelo meu (péssimo) desenho do apartamento me questão, o router encontra-se na sala fornecendo excelente cobertura para essa divisão open space onde também está a cozinha.

O mapa (possível) do apartamento onde diz os testes. O ponto verde é o router da operadora e o ponto azul é o Devolo
O mapa (possível) do apartamento onde diz os testes. O ponto verde é o router da operadora e o ponto azul é o Devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400

Nessa divisão, apenas com o router, tenho acesso a 200 Mbps de download e 100 Mbps de upload, que é o que tenho contratado com a operadora. Mas assim que entram as paredes na equação, o cenário muda de figura.

Como podes ver na imagem abaixo, consigo 206 Mbps / 106 Mbps na divisão principal antes da instalação do Devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400. No quarto 2, que uso como escritório, consegui 125 Mbps / 105 Mbps. Já no quarto 1, onde durmo, a perda de download é ainda maior e consigo 89,2 Mbps / 105 Mbps.

As velocidades antes da instalação do Devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400. Ao pé do router (esquerda), no quarto 1 (centro) e no quarto 2 (direita)
As velocidades antes da instalação do Devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400. Ao pé do router (esquerda), no quarto 1 (centro) e no quarto 2 (direita)

A grande diferença após instalar o Devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400 está obviamente na receção de sinal nos dois quartos, que são as divisões mais longe do router (ponto verde na imagem). Para tal coloquei o repetidor da Devolo no corredor (ponto azul na imagem), conseguindo que tivesse a melhor receção possível de sinal.

Isto porque como podes notar na imagem abaixo, conseguia 206 Mbps / 103 Mbps ao lado do repetidor da Devolo nos corredores. E o ganho torna-se significativo no quarto 2, mas ainda mais relevante no quarto 1.

Se antes tinha 125 Mbps / 105 Mbps no quarto 2, com o repetidor da Devolo passei a ter 184 Mbps / 102 Mbps. Mas a diferença é ainda maior no quarto 1, já que antes tinha 89,2 Mbps / 105 Mbps deitado na cama, e fiquei com 173 Mbps / 103 Mbps com o repetidor.

As velocidades após a instalação do Devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400. Ao pé do router (esquerda), no quarto 1 (centro) e no quarto 2 (direita)
As velocidades após a instalação do Devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400. Ao pé do router (esquerda), no quarto 1 (centro) e no quarto 2 (direita)

Veredicto sobre o Devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400

Estes resultados mostram que praticamente dupliquei a velocidade de download no quarto 1 com a ajuda deste repetidor da Devolo, e melhorei significativamente também os resultados no quarto 2.

Isto significa que se precisas de uma solução relativamente em conta (149,90 €) para uma casa pequena ou um apartamento, o Devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400 é um repetidor que deves considerar.

devolo

Tal ainda se torna mais importante se tiveres entradas de rede pela casa, podendo usá-lo como "Access Point". Isto significa que facilmente o podes colocar numa divisão longínqua do router, e ter bons resultados.

Recordo que podes ler mais sobre este Devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400 e o “irmão” Wi-Fi 6 Repeater 3000 no nosso artigo dedicado. Para mais detalhes, podes contar com o site oficial da Devolo.

devolo Wi-Fi 6 Repeater 5400

Facilmente instalado com o premir de um botão
Nova norma Wi-Fi 6
Wi-Fi mesh para uma rede doméstica sem descontinuidades
Encriptação WPA3 & WPA2
Repetidor Wi-Fi para 2,4 e 5 GHz a velocidades até 5400 Mbps, configuração de antena 2x2 + 4x4 MIMO
Duas portas gigabit para ligação de dispositivos compatíveis com a rede via cabo Ethernet
Indicador de sinal de quatro níveis para um posicionamento ideal
Aplicação gratuita devolo Home Network com assistente de instalação e para configurar a rede doméstica devolo
Caixa desktop
Compatível com todos os routers Wi-Fi e dispositivos Wi-Fi

As velocidades foram captadas através de Wifi com a app Speedtest no iPhone 13 Pro. Estas refletem a velocidade média conseguida em cada um dos casos. A velocidade conseguida por cada utilizador irá sempre depender da velocidade de internet transmitida pelo router principal, do sítio onde os repetidores forem colocados e do aparelho usado para os testes.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.