Microsoft Purview é a nova solução para gestão e proteção de dados das empresas

Rui Bacelar
Comentar

A Microsoft lançou a nova solução Purview, concebida para gerir e proteger o património de dados empresarial. É, de acordo com a própria, a resposta aos novos desafios emergentes do regime híbrido com trabalho presencial e trabalho remoto.

Segundo a Microsoft, esta plataforma é baseada na infraesturtura Azure Purview com o portefólio de serviços Microsoft 365, bem como a vertente de Segurança e Compliance. Na prática, pretende oferecer "recursos de gestão e acessoproteção contra ameaças, segurança na Cloud, gestão de endpoints e gestão de privacidade", informa a própria em comunicado.

Solução Microsoft Purview visa proteger o património de dados das empresas

Microsoft Purview

“Nos últimos dois anos, a forma como trabalhamos mudou drasticamente. Num cenário de adaptação ao modelo de trabalho híbrido, as organizações estão a ser desafiadas a capacitar as suas forças de trabalho com novas experiências tecnológicas. Partindo desta necessidade, lançamos o Microsoft Purview, uma ferramenta que permitirá a capacitação das organizações para uma gestão e proteção dos dados mais facilitada na cloud, aplicações e endpoints”, afirma Joana Pinto Santos, Diretora da Unidade de Negócio de Azure da Microsoft Portugal.

Segurança em ambientes multicloud / multiplataformas

Para amplificar as funcionalidades do Microsoft Purview, o Microsoft Purview Data Loss Prevention (DLP) está agora disponível para endpoints MacOS. As organizações poderão, assim, amplificar os seus conhecimentos e controlos de DLP a dispositivos que executam MacOS.

Data doesn't move itself — people move data.Detect risks, establish context, and act on malicious user activities. Watch for the latest insider risk management solutions. https://t.co/E1d14k8NLz #InsiderRiskOverview #MicrosoftPurview pic.twitter.com/ftxxjGihrm

— Microsoft Mechanics (@MSFTMechanics) 20 de abril de 2022

Em primeiro lugar, para que dados confidenciais possam ser partilhados em segurança, é necessário identificá-los. Como tal, a Microsoft amplificou o catálogo de tipos de informações confidenciais com mais de 50 novos classificadores, disponíveis para DLP, proteção e gestão da informação, gestão de riscos internos, gestão de registos, eDiscovery e Microsoft Priva.

Uma vez que os utilizadores remotos acedem regularmente a ficheiros a partir de múltiplos locais, dispositivos e aplicações, a visualização em simultâneo de documentos encriptados para dispositivos móveis (iOS e Android) permite que vários utilizadores trabalhem simultaneamente em aplicações e documentos Microsoft 365 com gravação automática. Na prática, assegurando assim uma maior colaboração e produtividade em tempo real.

Para ajudar a simplificar o processo de configuração de definições de retenção, eliminação e proteção de documentos, a Microsoft anuncia a pré-visualização pública do Microsoft Purview Data Lifecycle Management (anteriormente, Microsoft Information Governance).

O objetivo é proteger a empresa e os colaboradores num ambiente de trabalho híbrido

From data governance to compliance management, learn how Microsoft Purview can help you comprehensively protect and manage your entire data estate: https://t.co/ZaijUj3eeC #Compliance #MicrosoftPurview

— Microsoft Security (@msftsecurity) 19 de abril de 2022

A realidade e generalização do trabalho remoto trouxe novas necessidades. Assim, para dar às equipas de segurança conhecimentos que permitam manter os dados seguros, a Microsoft melhorou as funcionalidades de deteção e investigação do Microsoft Purview Insider Risk Management. Aqui incluindo uma cobertura alargada com o Microsoft Defender for Cloud Apps.

De acordo com o relatório anual de 2022 do Work Trend Index, da Microsoft, os colaboradores estão a comunicar através de uma maior variedade de canais digitais. Face a este contexto, a Microsoft anuncia novos recursos no Microsoft Purview eDiscovery Premium, que melhoram a identificação de dados no Microsoft Teams e ajudam a gerir as retenções legais.

A Microsoft anuncia, ainda, o lançamento de avaliações contínuas de compliance no Microsoft Purview Compliance Manager. Isto de forma a ajudar as organizações a economizar tempo e esforços na gestão e tratamento de dados.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com