Realme Q5: nova série de smartphones é oficial e promete abalar o segmento de gama média

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Realme acaba de apresentar oficialmente a sua nova série de smartphones Q5 que traz para o mercado três novos smartphones.

Os modelos, Q5, Q5i e Q5 Pro, estão equipados com especificações direcionadas para o segmento de gama média, mas chegam com preços bastante apetecíveis.

Realme Q5 versus Realme Q5i

Depois de muitos rumores e publicações nas redes sociais a anunciar o seu lançamento, eis que a séri Q5 da Realme é oficialmente apresentada. A "família" conta com três novos equipamentos: Q5 Pro, Q5 e Q5i. Por agora concentremo-nos nestes dois últimos.

Enquanto que o Realme Q5 conta com um ecrã de 6,6 polegadas com resolução de 2412x1080 pixéis de resolução e uma taxa de atualização de 120 Hz, o Q5i é mais humilde no seu ecrã de 6,58 polegadas com resolução de 2400x1080 pixéis e taxa de atualização de 90 Hz.

No que diz respeito ao processador não podiam ser mais diferentes. O Q5i conta com o MediaTek 810 5G emparelhado com 4 ou 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. Já o Q5 tem aos comandos o Snapdragon 695, também com comunicações 5G, emparelhado com 6 ou 8 GB de RAM e 128 ou 256 GB no armazenamento interno.

Na parte ótica, as diferenças são igualmente significativas com o Realme Q5i a apresentar uma configuração de câmara traseira dupla com um sensor primário de 13 megapixéis e um sensor de profundidade com dois megapixéis de resolução.

Por sua vez, o Q5 conta com uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor principal de 50 megapixéis e mais dois sensores, um macro e um de profundidade, com dois megapixéis de resolução cada um.

Ambos chegam a executar Android 12 sob Realme UI 3.0 e com a mesma bateria robusta de 5.000 mAh; mas o modelo Q5 conta com suporte para carregamento rápido de 65 watts que coloca a bateria a 100% em 48 minutos enquanto que o Q5i se fica pelos 33 watts.

Mas um dos grandes atrativos destes terminais é, sem dúvida alguma o preço. O Realme Q5 chega ao mercado chinês com um preço aproximado de 200 euros e o Q5i por um custo de cerca de 180 euros. Saliente-se que estes preços resultam de uma conversão de moeda, por essa razão é provável que no mercado europeu sejam inflacionados.

Especificações Realme Q5 Pro

O Realme Q5 Pro é o smartphone da série com especificações mais avançadas. Desde logo a começar pelo processador Snapdragon 870 5G que estará emparelhado com 6 ou 8 GB de memória RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento interno UFS 3.1.

Na parte ótica conta com uma configuração de câmara traseira com um sensor primário de 64 megapixéis, complementado por um ultrawide de oito megapixéis e um sensor macro de dois megapixéis de resolução. Na zona frontal apresenta uma câmara de 16 megapixéis para videochamadas e selfies.

Já a alimentar o terminal está a mesma bateria robusta de 5.000 mAh dos seus congéneres, mas aqui há suporte para carregamento rápido de 80 watts. Chega ao mercado chinês a executar Android 12 e com um custo aproximado de 330 euros.

Editores 4gnews recomendam:

  • POCO F2 Pro é o mais recente smartphone Xiaomi a receber a MIUI 13
  • Samsung Galaxy Z Fold4 vai herdar estas especificações do flagship S22 Ultra
  • OnePlus Ace e Nord CE 2 Lite: imagens oficiais antes da apresentação
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt