A Microsoft lançou a nova solução Purview, concebida para gerir e proteger o património de dados empresarial. É, de acordo com a própria, a resposta aos novos desafios emergentes do regime híbrido com trabalho presencial e trabalho remoto.
Segundo a Microsoft, esta plataforma é baseada na infraesturtura Azure Purview com o portefólio de serviços Microsoft 365, bem como a vertente de Segurança e Compliance. Na prática, pretende oferecer "recursos de gestão e acessoproteção contra ameaças, segurança na Cloud, gestão de endpoints e gestão de privacidade", informa a própria em comunicado.
Solução Microsoft Purview visa proteger o património de dados das empresas
“Nos últimos dois anos, a forma como trabalhamos mudou drasticamente. Num cenário de adaptação ao modelo de trabalho híbrido, as organizações estão a ser desafiadas a capacitar as suas forças de trabalho com novas experiências tecnológicas. Partindo desta necessidade, lançamos o Microsoft Purview, uma ferramenta que permitirá a capacitação das organizações para uma gestão e proteção dos dados mais facilitada na cloud, aplicações e endpoints”, afirma Joana Pinto Santos, Diretora da Unidade de Negócio de Azure da Microsoft Portugal.
Segurança em ambientes multicloud / multiplataformas
Para amplificar as funcionalidades do Microsoft Purview, o Microsoft Purview Data Loss Prevention (DLP) está agora disponível para endpoints MacOS. As organizações poderão, assim, amplificar os seus conhecimentos e controlos de DLP a dispositivos que executam MacOS.
Em primeiro lugar, para que dados confidenciais possam ser partilhados em segurança, é necessário identificá-los. Como tal, a Microsoft amplificou o catálogo de tipos de informações confidenciais com mais de 50 novos classificadores, disponíveis para DLP, proteção e gestão da informação, gestão de riscos internos, gestão de registos, eDiscovery e Microsoft Priva.
Uma vez que os utilizadores remotos acedem regularmente a ficheiros a partir de múltiplos locais, dispositivos e aplicações, a visualização em simultâneo de documentos encriptados para dispositivos móveis (iOS e Android) permite que vários utilizadores trabalhem simultaneamente em aplicações e documentos Microsoft 365 com gravação automática. Na prática, assegurando assim uma maior colaboração e produtividade em tempo real.
Para ajudar a simplificar o processo de configuração de definições de retenção, eliminação e proteção de documentos, a Microsoft anuncia a pré-visualização pública do Microsoft Purview Data Lifecycle Management (anteriormente, Microsoft Information Governance).
O objetivo é proteger a empresa e os colaboradores num ambiente de trabalho híbrido
A realidade e generalização do trabalho remoto trouxe novas necessidades. Assim, para dar às equipas de segurança conhecimentos que permitam manter os dados seguros, a Microsoft melhorou as funcionalidades de deteção e investigação do Microsoft Purview Insider Risk Management. Aqui incluindo uma cobertura alargada com o Microsoft Defender for Cloud Apps.
De acordo com o relatório anual de 2022 do Work Trend Index, da Microsoft, os colaboradores estão a comunicar através de uma maior variedade de canais digitais. Face a este contexto, a Microsoft anuncia novos recursos no Microsoft Purview eDiscovery Premium, que melhoram a identificação de dados no Microsoft Teams e ajudam a gerir as retenções legais.
A Microsoft anuncia, ainda, o lançamento de avaliações contínuas de compliance no Microsoft Purview Compliance Manager. Isto de forma a ajudar as organizações a economizar tempo e esforços na gestão e tratamento de dados.
Editores 4gnews recomendam: