Microsoft Office muda de nome em novembro para Microsoft 365

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

30 anos após a introdução da primeira versão do Microsoft Office, suite de ferramentas para trabalho será rebatizada para Microsoft 365, com efeito a partir de novembro próximo. O anúncio foi feito pela própria gigante de Redmond durante o certame Ignite 2022.

Almejando expandir os horizontes e possibilidades deste que é um dos produtos mais famosos e efetivamente úteis da empresa fundada por Bill Gates, a tecnológica confirma agora aquilo que já suspeitávamos. O 365 será o novo Office a partir de novembro.

Office muda de nome para Microsoft 365 já em novembro de 2022

The Office app is becoming the new Microsoft 365 app—your home to find, create, and share your content and ideas. Learn more: https://t.co/4AKuNiHTYy #Microsoft365 pic.twitter.com/PAWAbtfN02

— Microsoft 365 (@Microsoft365) 12 de outubro de 2022

Ainda que para o consumidor comum, bem como para o cliente empresarial, as funções e ferramentas do Office continuem presentes, as mesmas estarão agora agregadas numa plataforma com novo nome. Mais simples, preparado para o futuro e indo ao encontro da ehtos da empresa liderada por Satya Nadella desde 2014.

As aplicações e programas de produtividade manterão a sua funcionalidade, tal como as conhecemos. Dito isto, o nome Microsoft Office será, muito em breve, uma memória, com os utilizadores e clientes a serem redirecionados para a página microsoft365.com.

Em causa estão as aplicações do Office para dispositivos móveis Android e iOS, bem como o programa Office para Windows. Em ambos os casos, as mudanças começarão a surtir efeito em novembro de 2022 e estarão terminadas até janeiro de 2023.

Mudanças aplicam-se a todos os utilizadores do Microsoft Office

Keep employees connected and energized—at home, in person, or wherever they choose to work: https://t.co/C17Gncnb6S #MSIgnite #MSCloud pic.twitter.com/BRQ2KQ7OYV

— Microsoft Ignite (@MS_Ignite) 12 de outubro de 2022

Pode ler-se na página de produto que as mudanças para o Office.com começarão a vigorar em novembro de 2022. Em seguida, para a app do Office em Windows e a app para dispositivos móveis do Office, a alteração de nome entrará em efeito em janeiro de 2023.

O utilizador, pessoal ou empresarial, não terá que fazer nada. A empresa promete que não teremos que nos preocupar com estas alterações, mantendo-se a operação e funcionamento dos programas de produtividade inalteradas.

Em suma, se usam o Microsoft Office no computador, tablet, ou smartphone, terão apenas que aguardar pela mudança de nomenclatura, podendo, entretanto, continuar a desfrutar das suas funções normalmente.

6 novidades a caminho da app Microsoft 365

We teamed up with @Postit to bring your handwritten notes (and doodles) to the digital world. Check out the new digital whiteboard for #MicrosoftTeams and start collaborating today: https://t.co/KvohWbz2no pic.twitter.com/PhuDuarSNy

— Microsoft Teams (@MicrosoftTeams) 12 de outubro de 2022

1. Novos tipos de criação de conteúdo e modelos. O Create / Criar é o novo lugar para iniciar rapidamente projetos em várias apps do Microsoft 365 a partir de modelos em branco ou experimentar modelos recomendados para inspiração mais rápida.

O módulo Criar já está disponível para todos os utilizadores na Web, Windows e dispositivos móveis, com mais tipos de modelos chegando aos consumidores no próximo ano.

2. Novo módulo de Apps. Descubram, iniciem e fixem as ferramentas que mais usam no Microsoft 365. Este recurso ficará disponível no próximo mês para todos os utilizadores na Web e no Windows, e em dispositivos móveis nos próximos meses.

3. Crachá de Boas-vindas. Permite que o utilizador veja o status da assinatura do Microsoft 365 e rastreie o uso do armazenamento num local fácil. Ficará disponível no próximo mês para utilizadores consumidores na web e no Windows.

4. Meu Conteúdo. Trata-se de um recurso popular para clientes empresariais, agora disponível para uso pessoal. Com efeito, o Meu Conteúdo é um local central para visualizar e acessar todo o conteúdo. Tudo o que for criado pelo utilizador ou compartilhado com este. Aqui independentemente de onde ele está armazenado. Disponível no próximo mês para todos os utilizadores na web e no Windows.

5. Feed. O conteúdo relevante com base naquilo em que trabalham atualmente e no que temos trabalhado é exibido numa interface fácil de compreender. Tudo para simplificar o fluxo de trabalho. Esta novidade estará disponível de imediato para utilizadores comerciais na Web, Windows e dispositivos móveis.

6. Tags ou Identificações. A nova maneira de agrupar e organizar o conteúdo com tags personalizadas em todos os tipos de conteúdo. Esta novidade está atualmente disponível para utilizadores comerciais na web e no Windows.

🤝 Excel Live revolutionizes the way you collaborate in #MicrosoftTeams. Work together in Excel without leaving your Teams meeting window—on any device, including Android and iOS phones and tablets: https://t.co/kbXVl51Syw #MSIgnite pic.twitter.com/8GdycRudXD

— Microsoft 365 (@Microsoft365) 13 de outubro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.