Microsoft Ignite 2022: os 4 anúncios mais importantes

Rui Bacelar
Comentar

A semana mais preenchida da gigante de Redmond chega ao fim! Termina hoje, com efeito, o Microsoft Ignite 2022, a principal conferência empresarial da empresa. Isto após recentemente termos ficado a conhecer a nova geração Surface.

Tivemos, ao longo destes três dias, e através de mais de 800 sessões técnicas e gratuitas, foram anunciados mais de 100 produtos e funcionalidades da tecnológica norte-americana. A saber:

1. Infraestrutura que funciona para cada cliente Microsoft

Watch our Day 2 #MSIgnite keynote now with Chief Product Officer @panos_panay for an insider’s view of some of the top features in Windows. 💻 https://t.co/NYgbiu1oyj

— Microsoft Ignite (@MS_Ignite) 13 de outubro de 2022

Em primeiro lugar, para ajudar os utilizadores a adotar as tecnologias cloud como a solução para a resiliência digital e empresarial, o Azure Cosmos DB adicionou um suporte ao PostgreSQL. Isto para que os programadores possam beneficiar da velocidade, escala e desempenho do Azure Cosmos DB.

Temos a nova funcionalidade suporta AKS on-premises ou no edge com o Azure Arc, e o Azure public multi-access edge compute, disponível em novembro de 2022. Algo que permitirá às entidades como a AT&T fornecer 5G em cidades dos EUA.

I had fun playing Breakout on a 832-core Azure VM today in my @MS_Ignite Azure Innovations session. Here's the demo video if you missed it: pic.twitter.com/3nXg7Tp3Y4

— Mark Russinovich (@markrussinovich) 13 de outubro de 2022

Mais ainda, ao apoiar a rápida iteração e rapidez do go-to-market, a Microsoft lança imagens Visual Studio ao Microsoft Dev Box para disponibilizar aos programadores locais de trabalho baseados em cloud.

2. Aproveitar o poder da Inteligência Artificial

Reimagine your business from #AI to Z. Learn how companies are using artificial intelligence to power their productivity. #MSIgnitehttps://t.co/O34Q3iIrGk pic.twitter.com/jTKlbIj1Uf

— Micros🎃ft (@Microsoft) 13 de outubro de 2022

Em segundo lugar, novas funcionalidades de IA corporativa concebidas para capacitar os utilizadores e, simultaneamente, poupar tempo e dinheiro.

Novidades que incluem DALL-E 2 no Azure OpenAI Service, disponível apenas por convite, para criar imagens a partir de texto e dar vida a conceitos visuais de forma responsável.

Temos ainda novas funcionalidades no Power Platform para automatizar processos de negócios repetitivos e IA de conteúdo do Microsoft Syntex no Microsoft 365 para extrair insights acionáveis a partir de documentos.

Introducing Microsoft Syntex - pioneering Content AI - built on #SharePoint, Microsoft AI, and more #MSIgnite One the largest waves of content collaboration news we've ever done - thank you to our customers, partners, and team 💚https://t.co/mWPwePeBSt

— Jeff Teper (@jeffteper) 12 de outubro de 2022

A Microsoft está, também, a disponibilizar a inteligência de conversação de forma gratuita para o Dynamics 365 Sales Enterprise, o recém-lançado Viva Sales e processamento de documentos end-to-end.

Tudo sem precisar de código e impulsionado por AI Builder e Power Automate.

3. Ajudar as organizações a prosperar no novo mundo do trabalho digital

Express yourself, even with your camera off. Announced at #MSIgnite, Mesh Avatars for Microsoft Teams, currently in private preview. pic.twitter.com/91eJZqVi3R

— Micros🎃ft (@Microsoft) 12 de outubro de 2022

A Microsoft apresentou o Microsoft Places para ajudar a enfrentar os desafios únicos do trabalho híbrido, bem como características potenciadas por IA para automatizar reuniões, incluindo reorganização inteligente do Teams.

Microsoft

Em paralelo, a Microsoft introduz o Edge Workspaces no browser Edge para que todos os que trabalham em conjunto num projeto visualizem os mesmos websites e ficheiros num único local como um conjunto partilhado de separadores do browser.

4. Segurança abrangente para ajudar a proteger todos os utilizadores independentemente do local de trabalho

Discover how to grow your business with the latest in comprehensive security. Read the five new areas of innovation from Microsoft Security: https://t.co/9KVYTzcCNP #MSIgnite #CloudSecurity pic.twitter.com/LR7CcH26Mb

— Microsoft Ignite (@MS_Ignite) 12 de outubro de 2022

Por fim, de forma a ajudar a construir um mundo mais seguro e permitir aos utilizadores maximizar os investimentos em segurança, o novo Defender for DevOps permite às organizações proteger aplicações à medida que as constroem.

Isto enquanto que o Power Platform Managed Environments permite aos administradores de TI manter capacidades de governação e segurança sobre implementações de low-code.

Check out new, comprehensive, and low-code dev tools just announced at #MSIgnite: https://t.co/KEjKPGHDIb #Azure #PowerPlatform pic.twitter.com/Y7VU12f87C

— Microsoft Ignite (@MS_Ignite) 12 de outubro de 2022

Por sua vez, o Microsoft Entra integra soluções de gestão de identidade e acesso concebidas para trabalhar em segurança através de múltiplas clouds.

Ademais, também anunciado durante o Ignite, a Mercedes-Benz está a trabalhar com a Microsoft para aumentar a sua eficiência, resiliência e sustentabilidade na produção automóvel.

New Edge Workspaces keep everyone on the same page. Watch the full keynote: https://t.co/ZOPOXCnVed #MSIgnite pic.twitter.com/IK8EBG8Nq8

— Microsoft Ignite (@MS_Ignite) 12 de outubro de 2022

Assim, ao aproveitar a Microsoft Cloud, a Mercedes-Benz aumentará a eficiência na produção de veículos em 20% até 2025 e solucionará congestionamentos na cadeia logística 20% mais rápido.

🌯 That's a wrap on #MSIgnite. We laughed, we cried, but most importantly—we vibed. See you next year! Watch any sessions you missed: https://t.co/brZm6N8J15 pic.twitter.com/UktjVW3eaS

— Microsoft Ignite (@MS_Ignite) 14 de outubro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt