Microsoft Designer é a nova alternativa grátis ao Adobe Photoshop

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Microsoft teve uma semana em cheio com o anúncio da nova gama de portáteis Microsoft Surface, novo Studio e muitas novidades para o quesito de software. A propósito, temos agora uma alternativa grátis ao Photoshop da Adobe, o novo Microsoft Designer.

Este software terá uma versão grátis, distribuída pela tecnológica, bem como uma versão de topo com funções exclusivas, focada nos profissionais da área. O melhor de tudo? Este novo Designer, na sua versão grátis, estará incluído no Microsoft “Office Family Bucket.

Microsoft quer conquistar os utilizadores da Canva com o seu novo Designer

Microsoft Designer

O público alvo do novo software são os utilizadores da "Canva" e alguns dos utilizadores do Photoshop. Com efeito, a Canva terá cerca de 100 milhões de utilizadores mensais ativos, sendo já figura proeminente na indústria de design neste momento.

A empresa australiana, sediada em Sidney, tem uma cotação pública de 40 mil milhões de dólares em 2021 e está entre as empresas tecnológicas privadas mais valiosas do mundo. Naturalmente, está assim no radar da gigante de Redmond.

Microsoft Designer

Não obstante, a Canva sofreu vários reveses nestes últimos meses. A instabilidade de mercado, inflação e outros fatores motivaram uma forte queda da sua avaliação de mercado para 256 milhões de dólares de acordo com a avaliação mais recente.

Designer vem trazer mais valor ao pacote "Office" da Microsoft

If you can dream it, you can design it. ✨Introducing Microsoft Designer with DALL·E 2 from @OpenAI. pic.twitter.com/8IFEc1CWMU

— Micros🎃ft (@Microsoft) 12 de outubro de 2022

O novo software de criação vem trazer mais valor à proposta da Microsoft com os seus vários planos e pacotes de Office para clientes empresariais e particulares. À medida que alguns dos seus produtos aumentam de preço, temos também novos planos grátiis.

Assim, para convencer o consumidor a investir, seja num pacote mais abrangente, ou optar pela versão Pro, ou premium das suas propostas, o novo Designer vem abonar o valor intrínseco dos produtos da líder de mercado em soluções de software.

Microsoft aguardará pela reação do público ao seu novo produto para Design

Microsoft Designer

Já de acordo com um porta-voz da gigante de Redmond, inicialmente o Designer fora concebido para o utilizador comum. Porém, a equipa de produto reconheceu o mérito da sua criação e a sua potencialidade.

A Microsoft acredita que o Designer será tão ou mais útil para empresas, escolas e órgãos públicos como para o consumidor comum.

Approaching a blank canvas has never been easier - join the waitlist at https://t.co/g2KLBpwjrD to be among the first to try #MicrosoftDesigner! pic.twitter.com/ZvcQ4UkwXX

— Microsoft Designer (@MSFT365Designer) 12 de outubro de 2022

A tecnológica afirma, porém, estar a aguardar o feedback e opinião geral dos utilizadores sobre o novo produto de modo a melhor aperfeiçoar o mesmo e ajustar a sua colocação no mercado.

Na eventualidade de este feedback ser positivo, a empresa fá-lo-á chegar a mais pontos do global, incluso em mais "pacotes" de software disponibilizado pela empresa. Ou seja, será também apontado para os clientes empresariais da tecnológica.

Microsoft Designer

Em suma, de momento o Microsoft Designer apresenta-se como uma solução de grande potencial, colocando-se entre o serviço da Canva e do Adobe Photoshop. Agora, caberá aos utilizadores aferir o seu real mérito.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.