Microsoft Lumia 950 com Windows 10? Será esta a nova vida dos Lumia?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Desde o momento em que vimos os primeiros smartphones Microsoft Lumia 950 que sonhamos com a possibilidade de correr uma versão completa do sistema operativo Windows. O quão fantástico não seria poder utilizar o nosso smartphone para executar programas tal e qual no Windows 10?

Este sonho acompanharia a plataforma até ao último dos Lumia, o Lumia 950 e 950Xl, os últimos "heróis" de uma linhagem de smartphones nicho. Mesmo nos seus melhores dias, a quota de mercado do Mobile sempre foi muito comedida. Algo que poderia ter mudado caso, por exemplo, estes utilizassem uma versão praticamente completa do Windows 10.

Vê ainda: 23 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Agora, a vertente mobile deste sistema operativo está extinta. Sem novos smartphones e com o desenvolvimento de software (builds) incerto, quem ainda tiver um Lumia 950 que o guarde bem. Continuará a ser uma boa máquina fotográfica e será uma incontornável peça de tecnologia.

A prova de que por vezes até as maiores falham. Seja por orgulho, inexperiência ou simplesmente pouca sorte. O motivo pouco importa. O Windows mobile morreu. A vida continua e isto aplica-se também a um sortudo Lumia 950. Tal como nos conta a imprensa internacional, um hacker que se identifica no Twitter como Blaze_CW acabou de instalar o Windows 10. Até aqui tudo normal....

Microsoft Lumia 950 com Windows 10 ARM

Tal como já podem ter adivinhado pelo título, este hacker instalou o Windows 10 para ARM num Microsoft Lumia 950. Ora, finalmente ele poderá usufruir de uma experiência contínua entre o computador e o seu smartphone. O dispositivo estava quase a ficar obsoleto para além da câmara fotográfica e pode assim "respirar" de novo. Escusado será dizer que a proeza deste hacker incutiu nova esperança em alguns utilizadores do Lumia 950 e 950 XL.

Com muitos deles a irem ter ao fundo da gaveta seria sem dúvida fantástico se os pudéssemos utilizar com uma versão completa do Windows 10. Infelizmente o port para o Lumia 950 é muito instável. A versão do sistema operativo instalado no Lumia 950 é o Windows 10.0.16299.15 para ARM.

Apesar de altamente instável isto criou automaticamente um grande burburinho. Será que quando a Microsoft lançar o Windows Core OS, os dispositivos Lumia poderão receber uma nova vida. Vida além da morte do 10 Mobile. Plataforma que há muito perdeu o interesse dos programadores...

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi 7 com bateria de 4,480 mAh, 8GB de RAM e Android Oreo?

Huawei distinguida pelo design dos seus produtos – Prémios iF Design 2018

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.