650O Lumia 650 já não é propriamente uma incógnita nem sequer um segredo bem guardado. Depois de várias fugas de informação ao longo destes meses, fomos construído o panorama geral das suas especificações e principais características deste que será o próximo equipamento de gama média da Microsoft.

A sua existência já foi confirmada pela própria Microsoft e agora podemos, graças ao pessoal da VentureBeat (fonte), podemos apreciar o seu aspecto final, o seu design e avaliar as suas especificações técnicas. Será que este Lumia 650 será uma evolução sólida do Lumia 640 que tem sido bem aceite no mercado nacional? Justificará o seu preço? Vamos descobrir.

Podemos finalmente dizer que o Lumia 650 é uma realidade e que será apresentado num futuro próximo, agora que uma fonte conhecida da VentureBeat teve acesso a um protótipo funcional deste Lumia 650, conhecido pelos nomes de código Saana ou Sansa consoante as fontes.

   

Vê também: Microsoft confirma a existência do novo Lumia 650

Lumia650 4gnews

Sinceramente não vejo aqui grande melhoria nas especificações técnicas do Lumia 650 face ao seu antecessor, o Lumia 640. Temos aqui um ecrã de 5 polegadas, na mesma com resolução HD (720x1280p), além dos mesmos 1GB de memória RAM e 8MP na sua câmara traseira.

Até o seu processador é o mesmo, temos aqui o Qualcomm Snapdragon 210 que também é utilizado no Lumia 550, o mais modesto dos novos Lumia’s com Windows 10. Por último, a capacidade da bateria deste Lumia 650 deverá ficar-se nos 2000mAh, menos do que o Lumia 640 e Lumia 550. O único ponto positivo será mesmo a presença do carregamento sem-fios.

Olhando para as suas especificações técnicas e componentes internos, ficamos com um gosto bastante amargo na boca mas segundo a VentureBeat, a qualidade de construção e o design deste Lumia 650 são irrepreensíveis, destacando-se bastante pelos acabamentos premium e estrutura metálica que consegue superar os topos de gama Lumia 950 e Lumia 950 XL em qualidade de construção mas, em todo o caso, isso não é tarefa difícil.

Sinceramente não sei como caracterizar este Lumia 650, uma casca bonita desprovida de conteúdo? Um livro com capa colorida e páginas em branco? Uma última tentativa da Microsoft para diluir esta sua geração de Lumias e pavimentar o caminho para uns revolucionários Surface Phone’s?

Seja como for, não creio que este Lumia 650 seja um bom investimento, a menos que o seu preço não ultrapasse os 200€ e nem sequer será acompanhado por uma variante XL. Oxalá algo mude até ao seu lançamento oficial, caso contrário seria preferível manterem apenas os Lumias 640 e 640XL que se estão a portar bem no nosso mercado.

Talvez queiras ver: