Microsoft lança grande atualização do Windows 11 com foco na IA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Microsoft acaba de anunciar uma atualização do Windows 11, já disponível em Portugal. Traz novas funcionalidades que visam tornar o dia-a-dia dos utilizadores mais fácil e produtivo com foco na integração da Inteligência Artificial (IA), indo além do ChatGPT.

A tecnológica norte-americana também anuncia a integração do Bing com inteligência artificial (IA) à barra de tarefas do sistema operativo. O passo já era esperado, agora proporcionando uma experiência ainda mais intuitiva e eficiente para os utilizadores.

Bing com Inteligência Artificial chega à barra de tarefas do Windows 11

Microsoft Portugal Windows 11

Segundo Panos Panay, Chief Product Officer da Microsoft, esta atualização é um marco importante na história da tecnologia. Está alinhada com a próxima vaga de computação liderada pela adoção em massa de IA.

"O PC com Windows nunca foi tão relevante nas nossas vidas diárias, e isso é cada vez mais evidente à medida que nos aproximamos da próxima vaga de computação liderada pela IA", afirmou o responsável da Microsoft.

Desde o lançamento do Windows 11, há pouco mais de um ano, a plataforma tem recebido atualizações constantes e novas experiências. São melhorias que permitem aos utilizadores conectar, participar, serem vistos e ouvidos.

De acordo com a Microsoft, os utilizadores do Windows 11 estão mais envolvidos do que os do Windows 10 e o nível de satisfação é o mais alto de todas as versões do Windows. Agora, temos uma mais profunda integração da IA no sistema operativo.

Bing com IA abre um novo capítulo para a Microsoft

Microsoft Windows 11

Recentemente, a Microsoft lançou o novo Bing com IA em preview para mais de um milhão de pessoas em 169 países. Entretanto, integrando-o nas aplicações Bing e Edge e no Skype.

Agora, com esta atualização, os utilizadores do Windows 11 poderão aceder a esta nova tecnologia para pesquisar, conversar, responder a perguntas e produzir conteúdos diretamente a partir da barra de tarefas do Windows.

Simultaneamente, a Microsoft melhorou a caixa de pesquisa do Windows Search para facilitar a localização das informações que os utilizadores do Windows necessitem.

Pesquisa reforçada com o "cérebro" do ChatGPT para o Windows 11

Microsoft Windows 11

Esta atualização traz, ainda, uma série de novidades que pretendem facilitar a vida dos utilizadores do Windows 11. Com efeito, uma delas é a possibilidade de conectar o iPhone diretamente ao PC com Windows 11, através do Phone Link para iOS, que está em fase de preview.

Mais ainda, outras melhorias incluem novas experiências touch, widgets em full screen e acesso rápido à aplicação Windows 365 disponível para todos os utilizadores.

Note-se também que o Windows 11 inclui novos recursos de IA no menu Iniciar. Isto além de atualizações contínuas para tornar o sistema operativo mais acessível e sustentável.

Numa outra nota, visando enriquecer a experiência entre os dispositivos Android e o Windows, a partir de agora os utilizadores dos smartphones Samsung poderão ativar o hotspot pessoal do seu dispositivo. Poderão fazê-lo através com um único clique na lista da rede Wi-Fi do computador. Isto além de permitir a transferência de sessões de navegação do smartphone para o PC com Windows 11.

Por fim, as novas funcionalidades do Windows 11 já estão disponíveis através do Windows Update e as novas aplicações através da Microsoft Store.

A nova atualização do Windows 11 possui funcionalidades que visam tornar o dia a dia dos utilizadores mais fácil e produtivo. 🆕 O Bing com IA, pode ser integrado na barra de tarefas do sistema operativo. Descubra as novas funcionalidades aqui: https://t.co/DUcVmUSgHf pic.twitter.com/SIeNWTqsJl

— Microsoft Portugal (@PTMicrosoft) 28 de fevereiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.