Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

iPhone 14 Pro frente-a-frente com o Google Pixel 7 Pro em 5 pontos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

As rivais Apple e Google defrontam-se ferozmente no mercado norte-americano, mas agora com o lançamento dos novos smartphones a batalha pode vir para o campo europeu.

Colocámos frente-a-frente os novos iPhone 14 Pro e o Google Pixel 7 Pro para avaliarmos as especificações de cada um. São cinco pontos avaliados ao pormenor.

1. Ecrã: duas boas opções

Apple iPhone 14 Pro
Crédito@Apple

Ambos os smartphones chegam com bons ecrãs. O IPhone 14 Pro conta com um painel de 6,1 polegadas enquanto o Pixel 7 Pro apresenta um maior com 6,7 polegadas. Se a ideia é ter um ecrã maior, a última opção é a escolha indicada.

De resto, os dois ecrãs têm boas especificações. O Pixel 7 Pro integra um painel AMOLED com resolução de 3120x1440 pixéis, tecnologia LTPO que possibilita uma taxa de atualização variável entre 1 e 120 Hz e suporte para HDR10+.

Por sua vez, o iPhone 14 Pro apresenta um ecrã Super Retina XDR OLED com uma resolução de 2556x1179 pixéis, tecnologia ProMotion para taxa variável entre 1 e 120 Hz, assim como suporte para HDR10 e Dolby Vision. Saliente-se a nova funcionalidade Dynamic Island que está a ter bastante sucesso entre os utilizadores iOS.

2. Tensor G2 + Android 13 versus dupla A16 Bionic e iOS 16

O modelo Pixel tem aos comandos o processador Tensor G2, baseado no processo de 5 nm, que está emparelhado com de até 12 GB de memória RAM e de até 512 GB de capacidade no armazenamento interno. Notícias recentes deram conta de que o novo chip Google ao passar por testes de desempenho ficou um pouco aquém das expetativas, registando resultados semelhantes a processadores Snapdragon mais antigos.

Já o iPhone 14 Pro teve direito a ser equipado com o novo chip A16 Bionic, baseado no processo de 4 nm, e que é complementado por 6 GB de memória RAM e de até 1 TB de armazenamento interno. O processador da Apple também já passou por vários testes e obteve uma pontuação melhor que o tensor, ainda que a evolução face ao A15 Bionic seja menor do que se esperava.

Quanto aos sistemas operativos Android 13 e iOS 16, ambos são os mais recentes e estão recheados de novas funcionalidades.

3. Há um modelo com uma bateria (bem) maior

Google Pixel 7 Pro
Crédito@Google

Sem surpresa, a bateria de 3.200 mAh do iPhone 14 Pro é substancialmente mais pequena que a de 5.000 mAh do Google Pixel 7 Pro, o que significa que este último poderá fornecer mais autonomia.

Mas ambos contam com suporte para carregamento rápido que leva a bateria de 0% aos 50% em 30 minutos.

4. Há um vencedor na parte ótica

A DxOMark já declarou um vencedor no departamento ótico. Aliás, na conhecida plataforma o Google Pixel 7 Pro obteve uma pontuação geral de 147 pontos, o que o levou diretamente para o primeiro lugar do ranking.

Este modelo está equipado com um sensor primário de 50 megapixéis com estabilização ótica de imagem, um ultrawide com 12 megapixéis e um sensor telefoto com 48 megapixéis de resolução e zoom ótico de 5x.

O iPhone 14 Pro, por sua vez, apresenta um novo sensor primário com 48 megapixéis de resolução e estabilização ótica de imagem, e dois sensores ultrawide e telefoto de 12 megapixéis, sendo que o último está ainda equipado com zoom ótico de 3x.

5. Preço e disponibilidade

O Google Pixel 7 Pro tem um preço de 899 euros na sua versão base com 12 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno. Os utilizadores portugueses podem adquiri-lo através da Amazon Espanha que disponibiliza o modelo.

Já o iPhone 14 Pro pode ser adquirido no site nacional da Apple e tem um preço que começa nos 1.349 euros.

É tudo uma questão de orçamento e/ou fidelidade ao universo iOS ou Android.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt