Microsoft Edge disponibiliza VPN grátis para todos os utilizadores

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft quer inverter a sua curva de popularidade no mercado com a inclusão de novas ofertas nos seus produtos. Após o anúncio da integração do ChatGPT no Bing, a empresa começa agora a oferecer uma VPN no seu browser Microsoft Edge.

Esta opção de navegação segura esteve sensivelmente um ano em fase de testes, mas mostra-se agora pronta para chegar a todos os utilizadores. Com efeito, será um grande chamariz para todos os que se preocupam com a sua privacidade enquanto navegam na internet.

O serviço de VPN integrado no Edge não é gerido pela própria Microsoft. Este socorre-se da tecnologia desenvolvida pela Cloudflare, uma das referências do mercado no que concerne a este tipo de soluções de segurança e privacidade.

VPN do Microsoft Edge conta com três níveis de proteção

O serviço de VPN integrado no Microsoft Edge chega a todos os utilizadores com três níveis de proteção concebidos para atender a diferentes necessidades. Com efeito, temos os níveis Básico, Equilibrado e Restrito.

Microsoft Edge VPN

O primeiro nível concederá um nível de proteção mais limitado, protegendo-te de olhares alheios apenas nas páginas que definires previamente. Ou seja, terás de ser tu a definir a lista de sites que não irão recolher as tuas informações de navegação.

O segundo nível (Equilibrado) vem ativo por defeito e é aquele que a Microsoft aconselha a todos os seus utilizadores. Segundo a empresa sediada em Redmond, este modo "protege automaticamente o teu tráfego ao usar Wi-Fi público, redes inseguras ou aceder a um site sem certificado válido (HTTP)".

Por fim, temos o nível mais avançado de proteção que irá esconder os dados dos utilizadores de todo o tráfego gerado no Edge. Neste nível até tráfego associado ao streaming de vídeo e áudio será abrangido pela proteção desta VPN.

Para que possas escolher o perfil que mais se adequa às tuas necessidades, deves ir a Definições e escolher o menu Privacidade, pesquisa e serviços. Encontrarás as opções que mencionei na secção Prevenção de controlo.

VPN está limitada a uma largura de banda de 1 GB por mês

A escolha do perfil de ação da VPN integrada no Microsoft Edge será fundamental para o seu funcionamento. Isto porque o serviço não é ilimitado, contando com uma largura de banda de 1 GB por mês.

Para o serviço poder funcionar plenamente, deves associar a tua conta Microsoft ao Edge. Para verificares a quantidade de largura de banda ainda disponível, deves carregar num símbolo semelhante a um escudo no canto superior direito do browser.

Por fim, importa sublinhar que este serviço está a ser gradualmente disponibilizado a todos os utilizadores. No meu browser já tenho disponível esta opção, mas se ainda não a tens é uma questão de aguardares um pouco mais e manteres o teu Edge sempre atualizado.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.