Google Chrome fica ainda mais útil com estes dois novos Modos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O navegador mais popular do mundo ficará ainda melhor com estas opções de controlo a caminho do Google Chrome. Em causa estão os novos modos, já apresentados pela Google, para o seu browser, os modos de Poupança Energética e Poupança de Memória.

Ambas as opções foram anunciadas previamente, em dezembro último e estão agora a chegar gradualmente aos utilizadores. Com efeito, já as podem experimentar, ou usar caso nelas reconheçam utilidade, em Mac, Windows e nos Chromebooks.

Google Chrome tem agora a opção de reduzir o consumo energético e de RAM

Google Chrome
Nova secção de Desempenho a chegar ao navegador Google Chrome

Trata-se de um esforço concertado para melhorar a eficiência energética e alocação de memória RAM pelo browser. Para tirar partido destas novidades temos que aceder às Definições do navegador, clicando no símbolo dos 3 pontos verticais, no topo da janela.

De momento ainda não está disponível nos computadores da redação 4gnews, mas não tardará a chegar uma vez que a sua distribuição global está já em curso. Teremos assim, uma nova secção nas Definições intitulada de Desempenho.

Google Chrome
Descrição da nova função de poupança de memória. Crédito: 9to5Google

Tal como o nome indica, os novos modos vão otimizar a utilização de memória RAM, podendo o navegador ficar mais lento ao usar menos recursos do computador. Porém, como o próprio Chrome indica, este modo irá libertar memória de separadores abertos inativos para o computador ter mais recursos disponíveis.

Assim que o utilizador volte a esses mesmos separadores, o navegador recarregará as respetivas páginas. Ou seja, sempre que não está a ser usado, a memória alocada a um separador é liberta para o utilizador poder executar outras tarefas no computador sem sentir um impacto imediato no desempenho.

De qualquer modo, assim que o utilizador volte ao separador, o mesmo será atualizado para apresentar o conteúdo, tornano-o novamente ativo.

Modo de Poupança de Memória e Poupança de Energia no Chrome

Poupança de energia
Descrição da nova função de poupança de energia. Crédito: 9to5Google

O Modo de Poupança de Energia ajuda a conservar a energia da bateria, por exemplo. Este modo será particularmente para computadores portáteis em que a atividade de segundo plano é limitada e os efeitos visuais não são tão suaves.

Em contrapartida, o navegador consumirá menos energia, algo de extrema importância quando trabalhamos no portátil longe de uma tomada. Mais uma vez, bastará aceder às definições do Chrome, aceder à secção Desempenho e ativar / desativar o modo.

Por outro lado, o utilizador pode definir automaticamente este modo para entrar em ação quando a bateria chegar aos 20% ou menos de carga. Ou seja, quanto o computador tiver pouca bateria, este modo entrará automaticamente em ação.

Por fim, conforme a própria Google, o modo de poupança de Memória reduz em até 30% o consumo deste recurso. Já o Modo de Poupança de Energia dará ao utilizador mais alguns preciosos minutos ou horas de trabalho no seu computador.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.