Microsoft anuncia novo motor de busca Bing com a IA do ChatGPT

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Microsoft anunciou o novo motor de pesquisa Bing e navegador Edge impulsionado por Inteligência Artificial (IA). É a mais recente "gigante" tecnológica a incorporar o melhor do ChatGPT nos seus produtos após o anúncio do novo Bard, da Google.

O ano de 2022 assistiu a uma explosão de interesse pelas capacidades da inteligência artificial que alimenta o ChatGPT, serviço já paradigmático cujas capacidades não deixam ninguém indiferente.

Tão assim é que nas últimas semanas assistimos a uma autêntica "corrida" entre a Google e a Microsoft para dotarem os seus produtos desta Inteligência Artificial (IA).

IA do ChatGPT promete melhorar o motor de pesquisa Bing da Microsoft

Microsoft Bing ChatGPT

A Microsoft aliou a pesquisa, navegação e chat numa única experiência, potenciando melhores ambientes de pesquisa. Temos também a promessa de respostas mais abrangentes, uma nova experiência de chat e capacidade de gerar mais conteúdo.

Estas novas ferramentas poderão servir como copiloto de IA para a web:

  • Melhor pesquisa. O novo Bing proporciona uma melhor experiência de pesquisa, fornecendo resultados mais relevantes para questões simples como pontuações desportivas, preços de ações e meteorologia. Isto com uma nova barra lateral que mostra respostas mais abrangentes, se pretender.
  • Respostas completas. O Bing analisa os resultados de toda a web para encontrar e resumir a resposta que procura. Por exemplo, pode obter instruções detalhadas sobre como substituir ovos por outro ingrediente no bolo que está a cozinhar nesse momento, sem percorrer inúmeras receitas.
  • Nova experiência de chat. Para pesquisas mais complexas – como planear um itinerário de viagem detalhado ou pesquisar a melhor televisão a comprar – o novo Bing oferece uma experiência de chat interativa, permitindo-lhe redefinir a sua pesquisa até obter a resposta desejada, com links disponíveis para que possa agir imediatamente sobre as suas decisões.
  • Criatividade para gerar conteúdo. O novo Bing pode gerar conteúdo para si, incluindo ajudá-lo a escrever um e-mail ou a criar um itinerário de férias de 5 dias.
  • Uma nova experiência com o Edge. A Microsoft atualizou também o navegador Edge com novas capacidades de IA e um novo layout no qual acrescentou duas novas funcionalidades: chat e compor.

O novo Bing quer afirmar-se definitivamente perante o Google

Microsoft Bing ChatGPT

O novo Bing está disponível a partir de hoje em preview, e todos poderão experimentar o novo formato de pesquisa e inscrever-se na lista de espera. Para todos os curiosos e entusiastas, esta é uma oportunidade única para ficar já a conhecer as novidades da Microsoft.

O anúncio das novidades foi bastante dinâmico e pautado pela celeridade, com o responsável máximo da tecnológica norte-americana a elencar as várias capacidades do seu novo Bing, preparado para 203.

A pré-visualização estará disponível para milhões de utilizadores nas próximas semanas. Em suma, esta é a mais recente aposta da gigante de Redmond para fazer frente ao motor de busca da Google, munindo o seu Bing do "cérebro" que alimenta o ChatGPT.

Será este o início de uma nova era no mercado dos motores de busca? Bom, só o tempo o dirá, mas certo é que a implementação da IA do ChatGPT é sem dúvida a prioridade máxima de qualquer tecnológica neste início de 2023.

Unlock your creativity. Ask the new Bing to help craft a speech to celebrate an anniversary. Join the waitlist now. https://t.co/sJeCwuVZEw pic.twitter.com/nxdlsTZuiI

— Bing (@bing) 7 de fevereiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.