Microsoft anuncia mais de 50 novidades com IA no Build 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Microsoft partilha agora as novidades no campo da IA no seu evento quer demonstrar como a Inteligência Artificial está a redefinir como os programadores criam com a Inteligência Artificial. Até ao momento temos já mais de 50 produtos e funcionalidades!

Em causa está o evento Microsoft Build 2023 e, sem surpresas, a IA é o tema quente. Com efeito, durante dois dias é possível aprofundar conhecimento e competências com sessões interativas centradas na cloud e IA, .NET. Versa também sobre dados e analytics, dev tools, DevSecOps e SRE, low-code, e muito mais.

Microsoft anuncia mais de 50 produtos e funcionalidades no Build 2023

Microsoft Build 2023

A Microsoft acaba de anunciar, durante o Microsoft Build 2023, a conferência anual de programadores da tecnológica, mais de 50 novos produtos e funcionalidades. Focam-se nas áreas de cloud e Inteligência Artificial (IA), .NET, dados e analytics, dev tools, DevSecOps e SRE, low-code, e muito mais.

A decorrer até 25 de maio, a conferência irá contar com 350 sessões e mais de 125 horas de conteúdo destinadas maioritariamente para uma audiência de programadores.

Aumentar o ecossistema de plugins com IA

A tecnológica irá adotar a mesma norma de plugins que a OpenAI introduziu para o ChatGPT. Assim, garantindo a interoperabilidade no ChatGPT e a amplitude das soluções do seu copilot.

Os programadores podem agora utilizar uma plataforma para criar plugins diversos que funcionem em cenários empresariais e de consumo. Aqui incluindo o ChatGPT, o Bing, o Dynamics 365 Copilot e o Microsoft 365 Copilot.

Ampliar o Microsoft 365 Copilot com plugins graças à IA

Today we announced new AI tools that can empower everyone. CTO and EVP of AI @Kevin_Scott shares some of our latest innovations from #MSBuild. pic.twitter.com/TI5bt36EPD

— Microsoft (@Microsoft) 23 de maio de 2023

A partir de agora, os programadores podem integrar as suas aplicações e serviços no Microsoft 365 Copilot com plugins. Estes incluem plugins do ChatGPT e do Bing, bem como extensões de mensagens do Teams e conectores da Power Platform.

Na prática, são mais de 50 plugins de parceiros estarão disponíveis para os clientes como parte do Early Access Program. Aqui incluindo Atlassian, Adobe, ServiceNow, Thomson Reuters, Moveworks e Mural

O melhor de tudo? Teremos milhares de outros disponíveis aquando da disponibilidade geral do Microsoft 365 Copilot.

Temos novas ferramentas de IA do Microsoft Azure

Para simplificar a integração de fontes de dados externas no Azure OpenAI Service, que conta com mais de 4.500 clientes. Além disso, reúne modelos avançados, incluindo o ChatGPT e o GPT-4, a Microsoft acaba de lançar o Azure AI Studio.

Adicionalmente, está a introduzir o Azure Machine Learning prompt flow. Tudo para facilitar aos programadores a construção de prompts enquanto beneficiam de soluções de orquestração de prompts de código aberto como o Semantic Kernel.

Isto além de uma série de atualizações ao Azure OpenAI Service, os programadores podem agora implementar a IA de forma mais responsável com o Azure AI Content Safety.

Trata-se de um novo serviço para ajudar as empresas a criar ambientes e comunidades online mais seguros.

Microsoft Fabric, uma nova plataforma unificada para análises

Bring your data into the era of AI. With Microsoft Fabric, you can unify experiences, reduce costs and deploy intelligence faster on a single, AI-powered platform. #MSBuild pic.twitter.com/QCbCAeWvbB

— Microsoft (@Microsoft) 23 de maio de 2023

O objetivo? Impulsionar experiências de IA requer um fornecimento constante de dados de um sistema de análise bem gerido e altamente integrado.

O Microsoft Fabric é uma plataforma unificada para análise que inclui engenharia, integração, armazenamento e ciência de dados, análise em tempo real, observabilidade e business intelligence. Sempre tudo conectado a um único repositório de dados chamado OneLake.

Por sua vez, com o Copilot no Microsoft Fabric, os clientes podem usar a linguagem de conversação para criar fluxos e pipelines de dados. Pode também gerar código e funções completas, criar modelos de machine learning ou visualizar resultados.

Nova casa para programadores no Windows 11 com o Dev Home

Introducing Windows Copilot: the first PC platform to centralize AI assistance. #MSBuild pic.twitter.com/kujctI9Tm3

— Microsoft (@Microsoft) 23 de maio de 2023

O Dev Home será lançado no Build em preview como uma nova experiência do Windows que os programadores podem obter através da Microsoft Store.

O Dev Home facilita a conexão com o GitHub e a configuração de ambientes de desenvolvimento em cloud, como Microsoft Dev Box e GitHub Codespaces.

Por fim, o Dev Home é de código aberto e totalmente extensível, permitindo que os programadores aperfeiçoem a sua experiência com um painel personalizável e as ferramentas necessárias para o sucesso.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.