Microsoft anuncia integração direta do Bing AI no Windows 11

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Hoje realizou-se a conferência Microsoft Build e como se esperava o foco esteve maioritariamente na Inteligência Artificial. Uma das novidades mais importantes deste evento foi o anúncio da integração de uma IA suportada pela mesma tecnologia do Bing AI no Windows 11.

Falamos do Windows Copilot, uma ferramenta desenhada para assistir os utilizadores nas suas tarefas, desde as mais simples às mais elaboradas. Os primeiros utilizadores poderão experimentar esta nova ferramenta já a partir de junho.

Windows Copilot traz a mesma tecnologia do Bing AI para o Windows 11

Panos Panay, responsável pelo Windows e produtos Surface, foi a voz deste grande anúncio. Segundo ele "O Windows é a primeira plataforma de PC a fornecer assistência de IA centralizada para os clientes."

Windows Copilot

Acrescenta: "Juntos, com o Bing Chat e plugins próprios e de terceiros, podes concentrar-se em dar vida às tuas ideias, concluir projetos complexos e colaborar em vez de gastar energia a procurar, executar e trabalhar em várias aplicações".

O Windows Copilot é uma ferramenta com poderes para analisar o conteúdo presente no ecrã e fornecer apoio / sugestões com base naquilo que observa e até ajustar das definições do SO. Segundo a Microsoft, trata-se de um assistente pessoal para qualquer tarefa e poderá fazer muitos recordarem-se do falhanço chamado Cortana.

Contudo, o Windows Copilot tem a vantagem de ser uma ferramenta potenciada pela mesma IA que conhecemos do Bing AI e do ChatGPT. Está muito mais preparado para os desafios atuais e baseia-se numa tecnologia que conquistou o mercado no início de 2023.

O Windows Copilot estará acessível a partir da barra de tarefas do Windows 11. Poderá ser movido para qualquer local do ecrã ou fixado numa das laterais enquanto estiver em uso, do modo que mais convier ao utilizador.

Bing AI ficará mais integrado que nunca no Windows 11

O lançamento do Windows Copllot traz também todas as funcionalidades que popularizaram o Bing AI diretamente para o Windows 11. Muito poderão dizer que isso já estava disponível, mas o que temos atualmente é um atalho que nos leva para a versão web do Bing AI.

Com o Windows Copilot, as suas funções serão integradas no próprio Windows 11, o que significa que ficarão acessíveis sem deixar o sistema operativo. Significa ainda que poderá colocar qualquer questão a este chatbot e obter as respostas elaboradas sem programas adicionais.

A Microsoft anunciou que o Windows Copilot será disponibilizado já em junho no programa Windows Insider. Chegará a todos os utilizadores, na sua versão final, possivelmente no outono como parte integrante da atualização 23H2 para o Windows 11.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.