Microsoft anuncia integração do ChatGPT no Microsoft 365

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft continua a sua investida de adoção do ChatGPT nos seus serviços. Desta feita, é a suite de produtividade Microsoft 365 que passa a contar com a preciosa ajuda da Inteligência Artificial desenvolvida pela OpenAI.

Com efeito, hoje ficamos a conhecer o Microsoft 365 Copilot. Esta é designação oficial do projeto desenvolvido pela gigante americana que visa dotar os seus utilizadores de novas ferramentas que os façam mais criativos, produtivos e colaborativos.

Microsoft 365 Copilot vem dar nova vida à reconhecida suite de produtividade da Microsoft

O projeto Copilot chega agora à suite Microsoft 365 para trabalhar em conjunto com os utilizadores. Tal como o nome sugere, trata-se de um auxiliar aos teus projetos, sempre pronto a intervir e a aconselhar em qualquer desafio que tenhas em mãos.

Esta tecnologia de IA passará a estar integrada no Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams e outros serviços da Microsoft. Será transversal a todos os serviços e sempre com o mesmo propósito: tornar os utilizadores mais produtivos.

Com a introdução do Microsoft 365 Copilot no Word, este será - caso o desejes - o teu ponto de partida para qualquer documento. Basta indicares um tema para que a IA crie um primeiro rascunho, poupando-te horas de pesquisa e idealização do documento.

Tal como a Microsoft aponta no seu blog, algumas vezes o Copilot estará correto e outras não. Com efeito, a empresa enaltece que este deverá ser o teu ponto de partida, aconselhando que o rascunho seja editado para refletir as tuas ideias, preferências e, sobretudo, carácter.

Microsoft 365 Copilot

Também o PowerPoint beneficiará do Microsoft 365 Copilot para a criação de apresentações em poucos segundos. A ideia é a mesma: indica o tema que desejas e a IA irá criar uma apresentação completa que posteriormente poderás editar a teu gosto.

Já para que os que usam e abusam do Excel, com a introdução desta IA será ainda mais fácil analisar dados. Em segundos, ela poderá enaltecer os dados que o utilizador procura, analisar tendências e criar visualizações de dados com aparência profissional.

É no Teams que esta IA revela o seu verdadeiro potencial com a criação de sumários dos pontos mais importantes de cada conversa, quem disse o quê e sugestões de ações a tomar em conformidade. Tudo isto em tempo real para que não te sintas desalinhado de nenhuma reunião.

Para quem passa horas no sua caixa de email, a integração do Microsoft 365 Copilot será uma bênção. Graças à IA, será possível resumir longos emails e rapidamente alinhar respostas para os mesmos.

O Microsoft 365 Copilot está já a ser testado no seio de um grupo limitado de utilizadores. Um processo do qual a Microsoft almeja obter feedback que lhe permita melhorar ainda mais o potencial da sua IA em ambiente de trabalho.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.