Google aposta tudo no ChatGPT após arranque morno do Bard AI

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google definiu como prioridade o desenvolvimento da sua plataforma de Inteligência Artificial capaz de "conversar" com os utilizadores, o Bard AI.

Perante a explosão de popularidade do ChatGPT, o chatbot alimentado pela IA da OpenAI, o objetivo da Google passa agora também pela integração destas capacidades nos seus serviços e apps como o Google Docs, Slides, Sheets e não só.

Até ao momento, contudo, a popularidade do ChatGPT é inquestionável, algo a que o Bard AI da Google não consegue chegar de momento.

Porém, certo é que as suas capacidades serão gradualmente ampliadas, tendo a tecnológica norte-americana uma posição vantajosa neste mercado. Tudo isto além do tempo e recursos necessários para popularizar o seu Bard.

Inteligência Artificial marcará presença nos serviços Google Workspace

Mobile phones showing Search queries for “is piano or guitar easier to learn and how much practice does each need?" and “what are the best constellations to look for when stargazing?" The search result pages display an answer to the question, powered by AI

Assim sendo, e após um tépido primeiro contacto com a sua "resposta" ao ChatGPT, percebemos o quanto a Google ainda tem que trabalhar e melhorar o seu Bard. Entretanto, a tecnológica fez saber que incorporará mais funções de IA a vários dos seus produtos.

À medida que também o seu Bard melhora, os utilizadores do seu Workspace poderão contar com mais funções e auxiliares automatizados. Note-se que o chatbot da Google foi anunciado pela empresa no início do último mês na sua primeira versão.

Muito em breve poderemos assim contar com o auxílio da Generativa AI da Google nos seus Docs, entre outros serviços. A mesma benesse será estendida ao Sheets, Slides e demais aplicações da plataforma de trabalho Google Workspace.

Do Gmail ao Google Docs, a IA poderá ajudar os utilizadores

Generative AI from Google - now beta in Google Docs.Super impressive#bard #ai #ChatGPT pic.twitter.com/R868nz6Hfo

— One (@jaijwalaki) 14 de março de 2023

Seja para reformular uma comunicação eletrónica que careça de mais cuidado, ou para nos dar uma nova abordagem a uma frase no Google Docs, esta IA trabalhará para nós. Os utilizadores poderão encontrar várias formas de interagir e pedir conteúdos à IA.

Recordamos, para o efeito, os avanços que a empresa tem feito desde que apresentou o seu Bard AI, então ainda muito "verde". A medida seria replicada pela Microsoft com o seu BingAI, entre outras tecnológicas.

Por fim, aguardamos agora pela implementação gradual e faseada da IA no Google Docs, Gmail, Slides, Sheets, entre outras plataformas e serviços da empresa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.